No place like - 4 houses, 4 films
Representação Oficial Portuguesa na 12.ª exposição Internacional de Arquitetura Bienal de Veneza 2010
Edição: Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, Lisboa, 2010
Idiomas: português, inglês; 124 páginas + DVD; formato 31 x 23,5 cm.
ISBN 978-989-95604-7-5
Curadores: Julia Albani, José Mateus, Rita Palma, Delfim Sardo
Arquitetos / Projetos: Manuel e Francisco Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, João Luís Carrilho da Graça, Álvaro Siza Vieira
Filmes / DVD: João Salaviza, João Onofre, Julião Sarmento, Filipa César
Textos: Gabriela Canavilhas, Julia Albani, José Mateus, Rita Palma, Delfim Sardo, Alberto Campo Baeza, David Chipperfield, Francesco Dal Co, Luís Santiago Baptista, Jonathan Sergison
"Um bairro na cidade, atracado como um barco, uma casa na praia com o chão de areia, outra camuflada num bairro da cidade e uma que olha para a planície. Como as mostrar?"
A dupla Manuel e Francisco Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, João Luís Carrilho da Graça e Álvaro Siza Vieira foram os arquitetos que representaram Portugal na 12ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, que se realizou de 29 de agosto a 21 de novembro de 2010.
Organizada e produzida pela Direção-Geral das Artes, com a colaboração da Trienal de Arquitetura de Lisboa, a participação portuguesa foi comissariada por Julia Albani, José Mateus, Rita Palma e Delfim Sardo que escolheram 4 projetos de habitação exemplares, de cada um destes arquitetos. As casas estão todas localizadas em Portugal, e correspondem a diferentes topologias, situações e contextos.
Os projetos apresentados pelos arquitetos Manuel e Francisco Aires de Mateus, Ricardo Bak Gordon e João Luís Carrilho da Graça são de habitações unifamiliares, sendo o projeto de Álvaro Siza Vieira um caso exemplar de habitação coletiva (o Bairro da Bouça, na cidade do Porto).
A exposição portuguesa realizou-se na Universidade Ca’ Foscari, uma instituição pública de referência e um espaço prestigiado da cidade de Veneza localizado na grande curva do Canal Grande.
O Catálogo apresenta documentação sobre os quatro projetos, textos dos curadores e de Alberto Campo Baeza, Luís Santiago Baptista, David Chipperfield, Francesco Dal Co, Jonathan Sergison, e, integra, ainda, um DVD com filmes dos artistas plásticos Filipa César, João Onofre e Julião Sarmento e do realizador de cinema João Salaviza, encomendados para o efeito sobre cada uma das quatro casas projetadas pelos arquitetos representantes nacionais.
/
Mais informações:
geral@dgartes.pt