Ballet Teatro Contemporâneo do Porto CRL

Cruzamentos disciplinares
Ballet Teatro Contemporâneo do Porto CRL
Norte

CO:LATERAL de Né Barros e João Martinho Moura / © Rui Soares / Cortesia de Arquipélago

Balleteatro

/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região: Norte (exerce predominantemente atividade no Porto)
Início da atividade profissional continuada: 1983
Direção artística: Isabel Barros e Né Barros

/
Historial: 
O balleteatro teve desde a sua constituição uma missão muito concreta: ser um centro para o desenvolvimento das artes performativas. Fundado em 1983, foi reestruturado em 1989 e 1994 o que contribuiu de forma relevante para a construção de uma comunidade artística que então não existia na cidade. Tendo como área
fundamental a criação artística, gerou a primeira companhia de dança contemporânea no Porto, que apresenta hoje um vasto repertório. Fez também parte da sua missão um trabalho ao nível da formação em dança e teatro para crianças e adultos, tanto numa perspetiva lúdica quanto profissional, vertentes que ainda hoje se mantêm. A continuidade desse trabalho permitiu que em 1989 o balleteatro se tivesse constituído como a primeira escola profissional de teatro e de dança no país. Diversas gerações de artistas representativos nas artes performativas têm vindo a ser formadas pelo Balleteatro.
A estrutura desenvolve atividades nas áreas da Criação (coreógrafa residente, Né Barros) onde se destaca a colaboração com diversos artistas das artes plásticas, fotografia, cinema, música e teatro e, ainda, a criação com comunidades; Formação (serviço educativo e escola profissional); Programação (áreas dança, teatro e música ); Residências artísticas (artistas associados e convidados); Edição (vídeos e livros); Centro de Documentação (videoteca, biblioteca e audioteca); e Investigação na relação com grupos de Universidades, em particular, com Instituto de Filosofia da U.P..
Anualmente produz dois festivais Corpo+Cidade, um festival de danças urbanas, e Family Film Project, um festival de cinema dedicado ao arquivo, memória, etnografia, onde se destacam os ciclos de performances dedicados a esses temas.
Entre os principais objetivos do balleteatro esteve a criação de uma rede ativa de parceria com instituições portuguesas e estrangeiras como Plesni Center Tala na Cróacia, Le Trois C-L no Luxemburgo, Danse à Lille através da sua diretora Isabel Barros que integrou o conselho artístico. Faz parte de redes nacionais e internacionais tais como IRIS, Rede para a Criação Contemporânea dos Países do Sul da Europa, Espanha, Portugal, Itália e França, REDE e Performart. Tem coproduzido diversos espetáculos tais como Teatro Nacional S. João, Rivoli, Culturgest, Centro Cultural Vila Flor. De destacar também o trabalho contínuo com diversas
comunidades, alguns dos projetos em colaboração com a Casa da Música.
Enquanto laboratório e produtor de nova cena artística, apoia e apresenta novas criações e abordagens provenientes da cena nacional e internacional. Destaca projetos experimentais de novas companhias e criadores emergentes. Oferece ainda uma variedade de workshops e cursos dirigidos por conhecidos artistas e teóricos que permitem intensificar a programação educativa regular, quer através de oficinas, edição de materiais gráficos, ciclos de cinema ou da constituição de parcerias com instituições culturais de solidariedade social.

/
Contacto:
Rua Passos Manuel, 137
4000-385 Porto
balleteatro@gmail.com
+351 222 038 971

/
Mais informações:
www.balleteatro.pt
www.facebook.com/balleteatro