Área artística: Música
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Alcobaça, Leiria)
Início da atividade profissional continuada: 2002
Direção artística: Rui Morais
A Banda de Alcobaça (BA) teve, na sua origem, um agrupamento musical composto apenas por instrumentos de metal. Chamava-se Fanfarra Alcobacense e extinguiu-se pouco tempo antes da fundação da Banda. A sua atividade durou de 1900 a 1912, tendo alcançado um alto nível artístico-musical, que lhe valeu o honroso título de Real Fanfarra Alcobacense concedido pelo rei D. Carlos e pela rainha Dona Amélia. Fundada em 19 de março de 1920, a BA levou, durante quase 40 anos, a sua música a inúmeras localidades, tendo atuado numa vasta área do território nacional.
Depois de um interregno de 28 anos, a BA voltou à atividade em janeiro de 1985, graças ao empenho de um grupo de Alcobacenses que, para o efeito, criou uma escola de música. Esta veio a dar resultados bastante positivos, pois desde então a BA tem vindo a afirmar-se no panorama musical português devido ao repertório executado, mais próximo de uma orquestra de sopros ou mesmo de uma banda sinfónica do que de uma banda filarmónica tradicional, e à qualidade dos seus jovens músicos, que foram concluindo a sua formação musical.
Por outro lado, nos últimos anos a principal prioridade da BA tem sido a formação através da Academia de Música de Alcobaça (AMA), escola de ensino especializado de música e dança, autorizada pelo Ministério da Educação (ME) desde 2002 e que comemora durante este ano o seu 10º Aniversário.
Outras áreas relevantes são, desde 2006, as aulas de música no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo, iniciativa que abrange cerca de 40 escolas do 1º Ciclo em todo o Concelho de Alcobaça e a formação no Ensino Pré-Escolar (Público e Privado).
Através de uma parceria com a Universidade Sénior de Alcobaça (USALCOA ) a AMA ministra ainda cursos neste universo.
No ano letivo passado (2011/2012), numa parceria com a Escola Secundária D. Inês de Castro (ESDICA), abriu o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão e o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, este último uma das raras ofertas a nível nacional. Já este ano letivo (2012/2013), a AMA é a única escola da região que volta a oferecer estes cursos, a que acresce o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla.
Para além das atividades letivas, a AMA organiza, desde 2002, o Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça, um dos mais importantes eventos do género no país, e o Concurso Internacional de Música de Câmara "Cidade de Alcobaça" (o qual se realiza de dois em dois anos desde 2009), ambos em colaboração com a Câmara Municipal de Alcobaça.
_
Contactos:
Rua Frei António Brandão 50-52, Apartado 530
2460-047 Alcobaça
+351 262 597 611 / +351 968 165 802
prod@cistermusica.com
_
Mais informações:
www.academiamalcobaca.com
www.cistermusica.com
www.cimca.eu
www.facebook.com/academiamalcobaca/
A Banda de Alcobaça é apoiada pela Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes 2020-2021 - Programação