Comédias do Minho - Associação para a Promoção de Actividades Culturais no Vale do Minho

Teatro
Comédias do Minho - Associação para a Promoção de Actividades Culturais no Vale do Minho
Norte

"O Assassinato de Macário"

Comédias do Minho

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Norte (exerce predominantemente atividade em Paredes de Coura, Viana do Castelo)
Início da atividade profissional continuada: 2003
Direção artística: Magda Henriques e Alice Silva

/
Historial: 
cinco municípios – um projeto cultural
A Associação Comédias do Minho, situada no Vale do Minho, nasceu em 2003, fruto do investimento e da colaboração de cinco municípios - Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira - e do Teatro Noroeste (posteriormente substituído pela Caixa de Crédito Agrícola) como membro associado, para dar corpo a uma companhia de teatro profissional.
Em 2004, a Associação iniciou a atividade teatral profissional, tendo como responsável artístico José Martins, que assumiu a programação da Companhia de Teatro até 2005 e encenou as quatro primeiras produções. Em 2006, a orientação artística do projeto passou a ser da responsabilidade de Nuno Pino Custódio (encenador), tendo como consultor pessoal Nuno Carinhas (encenador).
Partindo da prática teatral, a Associação Comédias do Minho propôs-se desenvolver uma atividade cujo principal objetivo consistisse na captação de públicos, assente numa estreita relação com as comunidades locais procurando, através da criação e da difusão de uma oferta teatral regular inédita na região, colmatar algumas das lacunas que caracterizam as regiões do interior, nomeadamente as resultantes do forte isolamento a que as mesmas estão sujeitas.
Perante a existência de uma estrutura com a abrangência territorial do Vale do Minho, corporizada na colaboração entre os cinco municípios, pareceu oportuno lançar, para o biénio 2007-2008, um projeto cultural que, aproveitando o sucesso alcançado desde 2004 pela Companhia de Teatro Profissional, desse um passo mais ambicioso no sentido da prossecução de objetivos de maior alcance.
Assim, em 2007, Isabel Alves Costa e Miguel Honrado foram convidados para constituir uma Comissão Artística que reestruturasse este projeto cultural. Mais tarde, Isabel Alves Costa assumiu a Direção Artística do projeto, até Agosto de 2009, data do seu falecimento. João Pedro Vaz sucedeu a Isabel Alves Costa, dando continuidade e fortalecendo as linhas orientadoras iniciadas pela anterior direção.
Atualmente, Magda Henriques é a Diretora Artística das Comédias do Minho. As CdM são constituídas por três eixos de intervenção que, embora detentores de personalidade e objetivos próprios, agem em articulação para a construção de uma missão global. São eles a Companhia Profissional de teatro, o Projeto Pedagógico e o Projeto Comunitário (envolvendo as populações e as associações culturais locais).

/
Contactos:
Av. Miguel Dantas, Nº69
4930-678 Valença
geral@comediasdominho.com
+351 251 780 124 / +351 966 516 236

/
Mais informações:
www.comediasdominho.com
www.facebook.com/comediasdominho/