Companhia Instável Associação

Dança
Companhia Instável Associação
Norte

Aula de dança contemporânea com Francesca Perucci

Companhia Instável

/
Área artística: Dança
Tipo de entidade: Mista (criação e produção) 
Região: Norte (exerce predominantemente atividade no Porto)
Início da atividade profissional continuada: 1998
Direção artística: Ana Figueira

/
Historial: 
Os alicerces para a criação da Companhia Instável (CI) foram lançados em 1998 no seio do Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC), pela sua fundadora e à época diretora Ana Figueira. Inicialmente idealizada como atividade do NEC, a CI depressa assumiu contornos de relevância que lhe permitiram autonomia, como resposta a necessidades sentidas pelos artistas da dança contemporânea, especificamente na cidade do Porto e no território alargado da Região Norte.
A estruturação do seu projeto assentou em ações que permitissem refletir, pesquisar, experimentar e partilhar linguagens coreográficas pertinentes a cada tempo da dança contemporânea e definiu como missão: contribuir para a valorização profissional e desenvolvimento artístico do jovem intérprete e/ou criador de dança contemporânea, através da criação de oportunidades e condições dignas para a sua atividade artística.
Na sua designação encerrou a contradição com que vive e sobre a qual pretende refletir e atuar: ser uma “Companhia” elemento coletivo instalado e reconhecido de criação artística e “Instável”, enquanto referência à condição da generalidade dos artistas de dança contemporânea, à mutação característica da dança enquanto célula artística caracterizada pelo movimento e ao modo de operar da atividade central da associação.
Tratava-se, portanto, de uma “não companhia” cuja ação assentava num modelo repensado a cada temporada. A cada edição, um criador convidado, um grupo de intérpretes selecionado em audição, uma nova obra, uma circulação e depois o desvanecer natural de uma produção e o nascer de outra, num renovado ciclo de vida. Ao longo dos anos, no âmbito da sua atividade “Projeto de Companhia/Nova Criação”, foram criadas e apresentadas obras de criadores e renome como Nigel Charnock, Javier de Frutos, Wim Vandekeybus, Rui Horta, Madalena Victorino, Karine Ponties, Hofesh Shechter e Tiago Rodrigues, que contribuíram amplamente para que mais de uma centena de intérpretes visse melhorada a sua condição profissional.
Mais recentemente, fruto do seu reconhecimento e de uma certa inquietude no panorama da dança contemporânea da cidade do Porto a CI sentiu-se interpelada a ampliar o seu espectro de ação, dando resposta a novas aspirações dos artistas de dança contemporânea, nomeadamente ao nível da pesquisa, criação, apresentação e formação contínua.
Com estas preocupações em mente, em 2011 foi inaugurado o Lugar Instável, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, como base para um renovado e complexo programa artístico, que permitiu o desenvolvimento de residências artísticas, formação regular, programação periódica do Ciclo Palcos Instáveis no TM Campo Alegre e um serviço educativo diversificado.
Nos últimos anos a CI tem enfrentado novos desafios, alcançado com mérito as metas a que se propôs e procura agora a oportunidade para continuar a aperfeiçoar e consolidar um projeto sustentado, na sua missão de sempre, com os olhos postos no futuro.

/
Contactos:
Rua São Roque da Lameira, 2129
4350-317 Porto
225 104 294 / 919 594 431
cinstavel@gmail.com

/
Mais informações:
www.companhiainstavel.pt
https://pt-pt.facebook.com/companhia.instavel