Área artística: Cruzamento disciplinar
Atividade: Mista (Criação e Programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente a sua atividade em Lisboa)
Direção artística: Gonçalo Riscado, Alexandre Cortez, Marta Gamito, Pedro Azevedo
Início da atividade profissional continuada: 2006
Iniciativas e ações regulares: MIL - Lisbon International Music Network (festival), Festival Silêncio, JUMP - European Music Market Accelerator, Poetas do Povo - sessões regulares de poesia
Historial:
(Pela CTL - Cultural Trend Lisbon)
A CTL é uma empresa de produção e gestão cultural, que desenvolve o núcleo da sua atividade no Cais do Sodré, desde 2006. A afirmação de um lugar singular no bairro onde se insere, permitiu à CTL contribuir ativamente para a regeneração cultural e social do Cais do Sodré, cuja imagem social esteve sempre associada à degradação do ambiente urbano e a comportamentos marginais.
A CTL tem conseguido desenvolver a sua atividade de forma regular e relevante, cobrindo diversas áreas de criação, produção e gestão cultural. Neste contexto, o crescimento da sua atividade é fruto da capacidade de criar novas e reforçar antigas parcerias locais, nacionais e internacionais.
Outra marca distintiva da CTL são os espaços próprios e a sua equipa de trabalho permanente que prossegue os objetivos da empresa nas suas áreas de gestão, programação, comunicação e produção. No seu currículo, a CTL conta com um portefólio de atividades que lhe garante grande experiência e capacidade de gerir e concretizar projetos pluridisciplinares de pequena, média e larga escala, a destacar o Musicbox, sala que programa cerca de 400 concertos e 1200 DJs por ano e é reconhecido palco de artistas emergentes da música portuguesa.
A Palavra, em todas as suas formas artísticas, também é a base de uma série de atividades desenvolvidas pela CTL: os Poetas do Povo, sessões regulares de poesia que decorrem semanalmente desde 2012 no Povo (espaço próprio da CTL), o apoio à edição independente, o investimento no movimento do Poetry Slam, até então praticamente desconhecido do público português, e finalmente o Festival Silêncio, festival que celebra o poder da palavra nos seus mais diversos cruzamentos artísticos. Criado em 2009, estabeleceu-se no Cais do Sodré em 2015, sendo que a última edição que viu realizada foi no ano de 2017. A internacionalização tem sido a aposta mais recente da empresa, que desde 2014 faz parte do Liveurope, a primeira rede europeia de clubes e salas de espetáculos que apoia a promoção da diversidade artística europeia. Com base neste crescente interesse no desenvolvimento e valorização da música alternativa, na circulação de artistas emergentes e formação dos profissionais da indústria, o MIL – Lisbon International Music Network, festival e convenção internacional, teve a sua primeira edição em 2017, comprometendo-se com a missão de valorizar e divulgar a música popular moderna de origem em países de língua portuguesa, tendo em vista a sua internacionalização. Após 3 edições de sucesso, destaca-se agora no panorama nacional e internacional, sendo uma aposta onde a CTL centraliza parte dos seus objetivos no meio artístico e cultural.
_
Contactos:
Rua Nova do Carvalho, 24
1200-120 Lisboa
T. (+351) 213 430 107
E. office@ctlisbon.com
_
Mais informações:
CTL - Cultural Trend Lisbon
website
_
MIL - Lisbon International Music Network
facebook
_
Festival silêncio:
website
facebook
A CTL - Cultural Trend Lisbon é apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação