DeVIR, associação de actividades culturais

Cruzamentos disciplinares
DeVIR, associação de actividades culturais
Algarve

Festival encontros do DeVIR 2019 . "material men redux", Shobana Jeyasingh Dance

DeVIR (CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve)


Área artística: Cruzamentos disciplinares
Tipo de entidade: Programação
Região: Algarve (exerce predominantemente atividade em Faro)
Início da atividade profissional continuada: 1996
Direção artística: José Laginha
Iniciativas e ações regulares: Encontros do DeVIR; Programa de Residências e programação regular do CAPa; Valados - Formação e Criação Artística em Rede


Historial: 
(Pela DeVIR)

A DeVIR, associação de actividades culturais desenvolve actividade desde 1994 e formalizou-se em 1996. Tem desde 1997 o reconhecimento e o apoio do Estado Português, através dos seus programas de apoio às artes. Desde 2003 tem vindo a ser parceira de redes europeias, de onde se destacam os projectos IDEE, EDN – Rede Europeia de Casas da Dança e modul-dance, o que tem contribuído para a sustentabilidade financeira e para a afirmação a nível europeu e internacional desta estrutura.

Em 1994 lançou o “a sul” Festival Internacional de Dança Contemporânea. Nas suas 10 edições participaram criadores de Portugal, Espanha, Argélia, Tunísia, Itália, Índia, Porto Rico, México, Venezuela, Brasil, República Checa, Roménia, Eslováquia, Hungria, Argentina, Grécia, Chipre, Turquia e Japão.

Em 2001 fundou o CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve, uma estrutura multidisciplinar, localizada em Faro, sem criadores residentes, que se dedica ao apoio à criação artística. A principal actividade do CAPa é o Programa de Residências de Criação Artística,
acolhendo residências de criadores nacionais e internacionais ao longo de todo o ano. Paralelamente este Centro desenvolve um conjunto de actividades dirigidas ao público, tais como temporadas de apresentação de espectáculos, programação de workhops e co-produções com outras estruturas congéneres. Acolhe frequentemente propostas da comunidade artística local e desenvolve programas de formação em diferentes áreas, dirigidos particularmente para o público infanto-juvenil. Neste âmbito desenvolve desde 2001 o programa educacional SUB12&SUB18, para o qual convida regularmente criadores/intérpretes/professores nacionais e internacionais, de diferentes áreas, para desenvolverem acções de formação dirigidas ao público escolar e a professores. Estas acções têm lugar nas escolas. O programa contempla a apresentação de espectáculos nos teatros da região.

O recurso ao trabalho de muitos criadores e companhias nacionais e internacionais tem permitido apostar numa programação e formação diversificadas e convidar quem melhor se adapta a cada projeto. Neste enquadramento lançámos em 2010 o projecto VALADOS, um programa de formação nas áreas do espectáculo destinado à população local e regional.

Em 2007 o CAPa obteve o estatuto de casa europeia da dança, sendo o único representante nacional da EDN.

Nos últimos 20 anos a DeVIR investido em programações dinâmicas, propondo um trabalho de proximidade com as comunidades, abordando questões e temáticas que estão directamente relacionadas com as suas vidas.

Em 2012 lançou os encontros do DeVIR, um novo festival que tem o seu enfoque em questões sociais e ambientais, que são transversais e afectam diferentes países do sul da Europa, envolvendo a comunidade local e um conjunto de destacados criadores nacionais e internacionais das áreas das artes do espectáculo, da imagem, da literatura e das ciências sociais.

_
Contactos:
Rua Miguel Bombarda nº 49
8100-746 Loulé
T. (+351) 289 828 784 / (+351) 918 703 414
E. devir-capa@devir-capa.com

_
Mais informações:
website
facebook

 


A DeVIR é apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação