Cooperativa de Teatro e Animação O Bando, CRL

Teatro
Cooperativa de Teatro e Animação O Bando, CRL
Lisboa e vale do Tejo

"Afonso Henriques"

Teatro O Bando

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Palmela, Setúbal)
Início da atividade profissional continuada: 1974
Direção artística: João Brites

/
Historial: 
Fundado em 1974, O Bando assume-se como um coletivo que elege a transfiguração estética enquanto modo de participação cívica. Os seus membros partem da militância cultural e através do recurso a figuras históricas e da sua utilização anti-épica, da explícita colagem de materiais literários e da inclusão de manifestações de raiz popular, vão dando forma a um teatro comunitário que integra o legado etnológico e que mantém viva a relação direta com as diversas entidades culturais circundantes. Concretizámos a noção de PORTUGALIDADE em mais de cem criações – quase sempre utilizando textos de autores de língua portuguesa –, realizámos cerca de 5000 espetáculos para mais de 4 milhões de espetadores. Ainda que os espetáculos de maior dimensão nem sempre sejam os que mais facilmente se gravam na memória, quem viu não poderá esquecer: o pano vermelho que cobria o alcatrão no Auto Dos Altos e Baixos (1979); os Bichos (1990) nas fachadas dos edifícios; as gaivotas sobrevoando a Saga (2008); ou os baldes na cabeça que cobriam músicos e atores em Ainda Não é o Fim (2012).
Rural ou urbano, adulto ou infantil, erudito ou popular, nacional ou universal, dramático ou narrativo ou poético – tais as fronteiras que O Bando se habituou a transgredir numa constante e inusitada procura de atuar em espaços não convencionais. Neste trajeto, estivemos ligados a projetos nacionais, como a Assembleia-Geral de Programadores Culturais, e internacionais, como a Cena Lusófona. Empenhámo-nos na INTERNACIONALIZAÇÃO ao fazer parte de importantes redes de agentes culturais, como a Informal European Theatre Meeting, a European Forum for Arts and Heritage, a Magic-Net e a European Network of Art Organizations for Children and Young People. Atualmente, numa atitude de interação comunitária: elementos nossos são fundadores da FIAR Associação Cultural; pertencemos aos corpos sociais da Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal; somos membros da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens; e pertencemos ao Conselho Geral Transitório da Escola Secundária de Palmela. No plano Europeu, fazemos parte da rede Platform 11+.
Constituindo-nos como uma das mais antigas Cooperativas Culturais do País, continuamos a juntar regularmente os 24 cooperantes, discutindo as linhas programáticas e estéticas que pautam a atividade, continuando a defender os valores fundadores duma organização e dum património coletivos. 
(Texto: Teatro O Bando)

/
Contactos:
Estrada Vale de Barris
2950-055 Palmela
212 336 850 / 910 306 100
Telemóvel: 
geral@obando.pt

/
Mais informações:
www.obando.pt
www.facebook.com/bando.teatro/