Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
/
Área artística: Música
Tipo de entidade: Mista (criação e programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 2000
Direção artística. José Sá Machado
/
Historial:
O GMCL (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa) foi fundado na Primavera de 1970 por Jorge Peixinho com colaboração de alguns músicos portugueses, entre eles, Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva, que desde há algum tempo trabalhavam em conjunto para a realização de uma série de concertos na Fundação Calouste Gulbenkian. Gravou para as Tribunas Internacionais de Compositores de 1975 e 1976 as seguintes obras de Compositores portugueses: Recitativo IV de Jorge Peixinho, Momento I de Constança Capdeville, Diálogos de Filipe Pires e Encontro de Clotilde Rosa. Colaborou também na gravação em disco da obra CDE e Quatro Estações de Jorge Peixinho, assim como na gravação de um disco com obras de Compositoras Portuguesas. Colaborou em várias obras originais para teatro, cinema e mix-media. Em Portugal colaborou regularmente nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, levando ao palco as últimas criações de compositores nacionais, interpretando, no entanto, também obras de Compositores das mais diversas latitudes, de acordo com os projetos específicos de cada concerto.
Em 1991 foi distinguido com a medalha de Mérito Cultural atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura. Ainda nesse ano gravou um CD com obras de Clotilde Rosa. Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, o GMCL efetuou concertos em numerosos países apresentando-se em vários Festivais de Música Contemporânea, nomeadamente em Londres, Trieste, Amsterdão, Bamberg, Bayreuth, Belo Horizonte, Bruxelas, Madrid, Nice, Roterdão, Santos, São Paulo, Sevilha, Siena, Turim, Varsóvia e Zagreb. Recentemente em Portugal o GMCL tem-se apresentado nas principais salas do País, como o CCB, Casa da Música e Culturgest, Serralves, São Luiz Teatro Municipal. Em 2011 o GMCL apresentou-se em Londres no Barbican Center e no Royal College of Music e ainda no festival de Música Contemporânea de Acqui Terme (Itália), em 2012 na Radio Slovenica em Ljubljana (Eslovénia), no festival TRIESTE PRIMA em Trieste (Itália), em 2013 no CHIESA MONUMENTALE DI SANTA CHIARA, CAGLIARI, Itália, em 2014 no FESTIVAL 5 GIORNATE, Milão, Itália, em 2015 na 28th MUSIC BIENNALE ZAGREB, na Croácia e no CLARINET FEST, Madrid, Espanha e em 2016 no Festival SUSA, Nasteved na Dinamarca.
A discografia do GMCL inclui diversas obras de Jorge Peixinho dirigidas pelo próprio compositor e por outros maestros. O Grupo gravou ainda obras de outros compositores portugueses, nomeadamente, também, para a Tribuna Internacional de Compositores. Colaborou ainda em várias obras originais para teatro, cinema e multimédia. Em novembro de 2012 editou o Cd “Caminhos de Orfeu” com obras encomendadas pelo GMCL ao abrigo do apoio da DGArtes pela editora catalã La Mà de Guido. Em dezembro de 2016 editou o Cd “Jorge Peixinho” ao abrigo do apoio da DGArtes pela editora catalã La Mà de Guido.
/
Contactos:
Rua do Varatojo, 50
2790-443 Queijas, Oeiras
(+351) 214172019 / (+351) 917 800 924
gmclisboa@gmail.com
/
Mais informações:
www.gmcl.pt
www.facebook.com/gmclisboa