JACC - Jazz ao Centro Clube

Música
JACC - Jazz ao Centro Clube
Centro

Festival Jazz ao Centro 2019 . © João Duarte

JACC - Jazz ao Centro Clube


Área artística: Música
Tipo de entidade: Programação
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Coimbra)
Início da atividade profissional continuada: 2003
Direção artística: José Pereira e Catarina Pires
Iniciativas e ações regulares: Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra; Revista jazz.pt; JACC Records
 


Historial: 
(Pelo JACC – Jazz ao Centro Clube)

O JACC – Jazz ao Centro Clube, associação cultural sem fins lucrativos, foi constituído em 30 de abril de 2003. Fruto da dinâmica resultante do evento “Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Coimbra” e dos esforços de um conjunto alargado de sócios fundadores abriu-se, assim, caminho para um vasto conjunto de atividades alinhadas com os objetivos estatutários da associação: promoção, divulgação e ensino do Jazz.

Desde cedo se iniciou uma parceria com a editora portuguesa especializada em Jazz, a lisboeta “Clean Feed”, e desta colaboração surgiu uma coleção de discos denominada “JACC Series”, que reúne gravações de atuações ao vivo organizadas pelo Clube nos "Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra". Estes CDs, com comercialização mundial, têm contribuido para a promocão e notoriedade internacionais deste evento e da própria cidade de Coimbra.

Em 2005, o JACC inicia o ambicioso projeto de editar a única revista de Jazz de edição nacional. A jazz.pt – revista bimestral de Jazz, ultrapassou já todos os recordes de longevidade de publicações desta natureza. O seu mérito foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Cultura que lhe atribuiu, em 2006, o estatuto de Superior Interesse Cultural.

Em 2007, inicia-se o Portugal Jazz – Festival Itinerante de Jazz, iniciativa com uma forte componente pedagógica e de promoção da criação nacional que pretende levar o Jazz a todos os municípios portugueses. Por este motivo, bem como pelo claro compromisso de divulgação do trabalho dos músicos de jazz Portugueses, este evento mereceu o reconhecimento das mais altas autoridades nacionais: Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e estatuto de Interesse Cultural atribuído pelo Ministério da Cultura. Este projeto encontra-se, atualmente, em fase de remodelação.

Em 2010, assinalando o 7.º aniversário do clube, surge a JACC RECORDS, com a principal missão de apoiar os músicos de Jazz portugueses na promoção e divulgação dos seus projetos. Para além da vertente musical, a JACC RECORDS constituiu-se, também, como um veículo de promoção e divulgação dos designers portugueses, lançando-lhes o desafio para que utilizem as capas dos CDs como montra dos seus trabalhos.

Nos últimos anos, o JACC tem vindo a colaborar regularmente com algumas das principais salas do país: CCB (Lisboa), Casa da Música (Porto), TAGV (Coimbra), Teatro Viriato (Viseu), Teatro Municipal da Guarda, Teatro Vírginia (Torres Novas), CAE da Figueira da Foz, CAE de Portalegre. Além da apresentação de concertos e espetáculos educativos nestas salas, o JACC tem produzido e programado festivais de cidades como Amadora, Tavira, Almada e Évora.

Em 2012, o JACC adquiriu o trespasse do Salão Brazil e, desde aí, tem aumentado significativamente a oferta cultural na cidade de Coimbra, não só na área da música, mas também noutras áreas artísticas.

_
Contactos:
Largo do Poço, n.º 3, 1.º andar
3000-335 Coimbra
(+351) 239 837 078 / (+351) 913 085 648
geral@jacc.pt

_
Mais informações:

Jazz ao Centro Clube 
website
facebook
_
Revista jazz.pt
_
JACC Records
_
Salão Brazil
website
facebook
 


O JACC - Jazz ao Centro Clube é apoiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação