Nome Próprio
/
Área artística: Dança
Tipo de entidade: Criação
Região: Norte (exerce predominantemente atividade: no Porto)
Início da atividade profissional continuada: 2010
Direção artística: Victor Hugo Pontes
/
Historial:
A Nome Próprio é uma estrutura dedicada à produção e promoção de projetos artísticos, sobretudo de dança contemporânea e teatro. Fundada em 2000, por Victor Hugo Pontes, coreógrafo e encenador, que assegura a direção artística, as suas atividades intensificaram-se a partir de 2010. Tem desenvolvido projetos com inúmeros artistas e instituições, apresentados em território nacional e internacional. Ao longo do sólido percurso que tem traçado, a Nome Próprio conseguiu assegurar uma rede de coprodutores como Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação CCB, Teatro Nacional São João, Teatro Municipal do Porto, CCVF, Teatro Municipal Maria Matos, São Luiz Teatro Municipal, Centro de Arte de Ovar, entre outros. Paralelamente, a Nome Próprio tem desenvolvido um trabalho de circulação nacional e descentralização tendo já levado criações a localidades como Viseu, Torres Vedras, Coimbra, Montemor-o-Novo, Aveiro, Estarreja, Vila Real, Bragança, Ílhavo, Torres Novas, São Miguel, etc.
Internacionalmente, a Nome Próprio, através do seu diretor artístico, Victor Hugo Pontes, integrou o projeto de dança contemporânea de grande escala, Intradance, na Rússia, onde o coreógrafo criou um espetáculo para a companhia Russa LiquidTheatre. As criações da Nome Próprio marcaram presença por duas vezes Festival Panorama, e na Bienal de Dança SESC, Brasil, assim como no Festival de Dance de Cannes, França; Théâtre de Liége, Bélgica; Festival Artes de Macau, Macau; e FETEN - Feria Europea de Artes Escénicas, Encuentros Te Veo 2011, Semana Internacional de Teatro para Ninos e Ninas, Cuarta Pared, Ciclo Todo Público - Fórum Metropolitano, em Espanha.
Desde 2010, a Nome Próprio produziu mais de dezasseis criações originais, pensadas para os mais diferentes públicos. O processo de experimentação de novas linguagens proposto por Victor Hugo Pontes tem sido fundamental para o desenvolvimento da dança contemporânea portuguesa. Na Nome Próprio são comuns os projetos de cocriação onde se convidam artistas de diferentes áreas, como Manuela Azevedo, Sara Carinhas, Joana Gama, que colaboram com o diretor artístico no sentido de desenvolver uma constante reinvenção, contaminação e promoção do pensamento. Os seus espetáculos têm tido um enorme reconhecimento por parte da imprensa, críticos e agentes culturais, sendo regular a sua escolha para encabeçar as listas de melhores espectáculos de dança pelo Expresso, Público, Revista Visão, etc. Destacam-se as criações mais recentes “Se Alguma Vez Precisares da Minha Vida, Vem e Toma-a” e “Nocturno”.
Em 2013 o espetáculo “A Ballet Story” foi nomeado para os Prémios SPA na categoria de Dança – Melhor Coreografia.
Paralelamente, a Nome Próprio desenvolve o “Projecto Satélite” que procura cruzar a criação artística profissional com a comunidade, jovens, e público em geral. Presentemente a Nome Próprio tem em curso novas criações, com estreias em 2018 e 2019.
/
Contactos:
Rua Santa Catarina 686 2o
4000-446 Porto
(+351) 934 428 744
prod.nomeproprio@gmail.com
/
Mais informações:
www.nomeproprio.pt
www.facebook.com/nomeproprio.vhp/