Saco Azul, Associação Cultural

Artes plásticas
Saco Azul, Associação Cultural
Norte

"Ver as vozes dos artistas #2" . curadoria de Miguel von Hafe Pérez . © João Pádua e Mariana Vitale

Área artística: Artes Plásticas
Atividade: Mista (Criação e Programação)
Região: Norte (exerce predominantemente a sua atividade no Porto)
Direção artística: Daniel Pires, Miguel Januário, Carlos Aguiar
Início da atividade profissional continuada: 2002
Iniciativas e ações regulares: Programação do espaço Maus Hábitos


Historial:
(Pela Saco Azul)

A programação da Saco Azul (SA) tem-se afirmado pela heterogeneidade, assumindo uma linha rizomática de diversidade que alcança vários grupos, franjas e tendências culturais, aposta pela qual a SA tem pautado o seu caminho. Esta variedade tem sido um instrumento fundamental no cumprimento dos objetivos propostos, dando espaço e visibilidade a quem se inicia nestas áreas, viabilizando o seu acesso a pessoas com percursos mais avançados e consistentes, incrementando oportunidades para o estabelecimento de carreiras artísticas sustentáveis e independentes. 

Desde a sua criação, a SA tem essencialmente desenvolvido a sua atividade no espaço Maus Hábitos. O apoio deste espaço foi fulcral no desenvolvimento de propostas artísticas de base experimental e que permitiram construir conjuntamente um espaço que se constitui como uma plataforma para criadores e públicos arriscarem potenciando novas
experiências e novos consumos culturais. Hoje, a SA tem já atividade fora deste espaço, foi convidada a participar na Guimarães CEC 2012 com o Projeto On.Off Laboratório de Criatividade Urbana, Maio a Outubro de 2012, programando 74 artistas de diferentes áreas, tendo conquistado neste âmbito novas sinergias. Nestes 14 anos de intensa atividade foi desenvolvida uma rede de parcerias e de colaborações, abarcando os players relevantes da cidade do Porto, como o TNSJ, a FBAUP, a ESAP, a Fundação Serralves, Fundação Casa da Música, o Pólo das Indústrias Criativas UPTEC,o INESC, além de agências governamentais, com exemplos destacados como a ADDICT e a Porto Lazer-EEM. Além destas organizações inscrevem-se como nossas parceiras instituições culturais de relevo na região norte, como o Centro Cultural Vila Flor e instituições internacionais, como a Fundação Iberê Camargo, a Fac. de Belas Artes de Pontevedra, aCentralFolque, conseguindo solidificar um público bastante fiel na Galiza, para além de redes internacionais informais, como a Sweet & Tenders Collaborations, e ainda outros agentes de mercado, como a RTP e o BPI e a JCDecaux. Como se pode inferir das parcerias desenvolvidas, não só a intervenção na cidade é uma preocupação efetiva, como, também, a construção de pontes internacionais tem potenciado as atividades artísticas realizadas. Assim, é comum encontrar-se artistas das mais diversas nacionalidades a residir e a expor no Maus Hábitos. 

A SA complementa a sua intervenção produzindo workshops e ações de formação, divulgando técnicas de produção artística, cedendo espaços de exibição, oferecendo oportunidade de trabalho a artistas, artesãos e designers interessados na difusão dos seus conhecimentos e colaborando na formação e sensibilização para a área criativa. Uma nova realidade emerge na cidade, e no país existe claramente uma necessidade premente de investir na área cultural para renovar e estimular novas criações artísticas, reforçando o esforço árduo de revitalização que as instituições existentes travam, hoje, no seu dia-a-dia, e da qual a SA faz parte desde a sua criação.

_
Contactos:
Saco Azul
Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
Rua Passos Manuel 178, 4º andar
4000-382 Porto
E. sacoazul@maushabitos.com
T: (+351) 222 087 268

_
Mais informações:
_
Saco Azul
website
facebook
_
Maus Hábitos
website
facebook
tweeter
instagram
youtube
 


A Saco Azul é apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação