Teatro Extremo - Companhia de Teatro Itinerante, Associação Cultural

Teatro
Teatro Extremo - Companhia de Teatro Itinerante, Associação Cultural
Lisboa e vale do Tejo

"Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público" (2017) / Pepa Plana (Espanha) - "Paraíso Pintado" / © DR

Teatro Extremo / Teatro Estúdio António Assunção - Teatro Municipal

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Mista
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Almada, Setúbal)
Início da atividade profissional continuada: 1994
Direção artística: Fernando Jorge Lopes e Bibi Gomes

/
Historial: 
O Teatro Extremo é um projeto artístico, educativo e cultural que se revela igualmente como um importante polo de desenvolvimento humano e económico.
Possui uma atividade regular desde 1994 e constitui-se como Associação Cultural em 1996. Possui instalações próprias desde 1999 e é atualmente responsável pela programação do Teatro Estúdio António Assunção/Teatro Municipal, sendo a sua companhia residente. 
São objetivos do Teatro Extremo conforme os seus estatutos: a criação, produção e realização de espetáculos de teatro, e de outras formas artísticas, animações de rua, exposições, cafésteatro; desenvolvimento da relação entre o teatro e a Escola; desenvolvimento de ações de formação artística e técnica; atividade itinerante, promoção de intercâmbio com outras instalações congéneres a nível do concelho, nacional ou internacional; colaboração com as
autarquias e a população para a valorização e defesa do património cultural.
Este coletivo conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura e tem estabelecido parcerias regulares com as Juntas de Freguesia do Concelho onde reside e com outros municípios do país, participando em festivais e eventos promovidos por entidades públicas e privadas em todo o território português. Além-fronteiras, o Teatro Extremo tem vindo a apresentar o seu trabalho em vários países e desenvolvendo parcerias, coproduções e intercâmbios com outras estruturas e organismos internacionais.
A companhia organiza desde 1996 o festival “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”, marco incontornável no panorama das artes dedicadas ao Pequeno Público, a nível local, regional, nacional e internacional.
Atualmente tem uma equipa fixa de 12 pessoas com contrato de trabalho, contando com a colaboração de dezenas de outros profissionais.
Até 2017, levou à cena 48 espetáculos para diferentes públicos, em produção própria ou em coprodução, investindo, essencialmente, na dramaturgia contemporânea. Desenvolve um Serviço Educativo em que promove um espaço artístico e lúdico ações de animação e sensibilização diligenciando, uma aproximação gradual de novos públicos ao teatro e às artes performativas.
É membro da Open Street–Street Arts European Forum desde 2012 e foi-nos atribuído em 2017 o selo EFFE atribuído pela EFA–European Festivals Association.
Em 2002 foi atribuído ao Teatro Extremo a Medalha de Prata de Mérito Cultural da Cidade pela Câmara Municipal de Almada.

/
Contactos:
Rua Serpa Pinto, nº16
2800-202 Almada
(+351) 212 723 660 / (+351) 965 044 016
teatro@teatroextremo.com

/
Mais informações:
www.teatroextremo.com
www.facebook.com/Teatro-Extremo-333322730037653/