GHOST
/
Área artística: Fotografia
Tipo de entidade: mista (criação e programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 2011
Direção artística: David-Alexandre Guéniot
/
Historial:
A editora GHOST surge em 2011 da conjunção dos interesses e práticas de Patrícia Almeida (fotógrafa) e David-Alexandre Guéniot (programador cultural) para dar corpo a projetos editoriais e eventos programáticos. O seu nome é formado a partir da associação das palavras ‘Guest’ e ‘Host’ como pólos entre os quais se trocam os papéis de ‘convidado’ e de ‘anfitrião’ ou seja, funciona como tendência programática transdisciplinar que visa estabelecer uma circularidade
das relações autorais entre o artista, o investigador, o designer e o editor. Em parceria com a Oficina do Cego, a livraria STET e o Atelier Real, organizou 5 edições de “O Que Um Livro Pode” um programa de mostras, conversas, exposições e workshops sobre edições de artista e publicações independentes em Portugal. Com inúmeros lançamentos e a participação de dezenas de artistas, teóricos e técnicos vindos de áreas variadas (artes plásticas e visuais, design, ilustração, poesia) bem como de gerações diferentes, estes encontros afirmaram-se como um dos raros espaços de reflexão sobre novas “ecologias” do livro, ou seja, sobre as possibilidades de integrar o livro num regime de objeto para além do consumo ou do colecionismo.
Em apenas 6 anos de existência, a GHOST publicou mais de 25 livros. Tem participado em 13 feiras internacionais como Offprint Paris (desde 2012), Offprint London (desde 2015), Pa/per View Art Book Fair em Bruxelas (2013 e 2014), Madrid Art Book Fair (2013), a ARCO Madrid (2014) e a ARCO Lisboa (2016 e 2017), Wiels Art Book Fair (Bruxelas, 2015), Friends with Books (Berlim, 2015) bem como em feiras nacionais desde 2012.
Os seus fundadores são regularmente solicitados para intervir em debates sobre a edição independente em Portugal (Feira do livro de fotografia de Lisboa, Teatro Municipal Maria Matos, Cineclube de Guimarães, Universidade do Porto, Est Art Fair, Universidade de Lisboa, Museu Serralves, entre outros). Os seus livros são distribuídos através de uma rede nacional e internacional de mais de 30 livrarias especializadas em livros de arte em 19 cidades e 13 países (Lisboa, Porto, Coimbra, Madrid, Barcelona, Paris, Berlim, Londres, Bruxelas, Viena, Amesterdão, Roterdão, Lugano, São Paulo, Nova Iorque, Los Angeles, Santa Fé, Tóquio, Seul). É representada no México (Guadalajara e Mexico Art Book Fairs) pela Pa/per View em associação com a Casa Bosques. Concluiu em 2016, um contrato de distribuição com a distribuidora internacional Anagram Books sedeada em Berlim. As publicações da GHOST integram coleções de instituções públicas e privadas e são regularmente apresentadas em exposições sobre livros de artista. Ink#2, Fotokino, Marselha (FR), 2017; Uncensored Books, Belgrade (YU) e Palermo (IT), 2017; Everything is about to happen, Museu de Serralves (POR), 2017; Portugal em Flagrante – Operação 1, CAM, Fundação Gulbenkian 2016 (POR), EDIT: Sequence/Meaning, CGAC - Centro Galego de Arte Contemporanea de Santiago de Compostela (ES), 2015.
/
Contactos:
Rua do Sol ao Rato 102, 6 Esq
1250-263 Lisboa
(+351) 964 421 949
info@ghost.pt
/
Mais informações:
www.ghost.pt
www.facebook.com/ghost.publisher/