A Oficina
/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Atividade: Criação e Programação
Região: Norte (exerce predominantemente atividade em Guimarães, Braga)
Início da atividade profissional continuada: 1994
Direção artística: José Bastos
/
Atividades regulares:
_Festivais Gil Vicente
_GUIdance – Festival Internacional de Dança
_Encontros Internacionais de Música
_Guimarães Jazz
/
Historial:
(Pel'A Oficina)
A Régie-Cooperativa A Oficina (AO) gere, desde 2005, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), tendo com a sua abertura assumido responsabilidades diretas no desenvolvimento cultural da cidade, através da oferta de um programa artístico regular, diversificado, heterogéneo e contemporâneo. A atribuição do título a Guimarães de Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC 2012) e a consequente participação da AO, enquanto parceiro estratégico da Fundação Cidade de Guimarães, reforçou a experiência e qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipas. Concorrem ainda, para a capacitação da instituição e da sua equipa, as responsabilidades que esta estrutura assumiu na Plataforma das Artes e da Criatividade e no Centro de Criação do Candoso.
No que diz respeito ao programa de atividades, refira-se que AO tem sido responsável, através dos seus recursos afetos ao CCVF, por iniciativas âncora nas áreas da música e artes performativas, que têm contribuído para o crescimento da produção, criação e apresentação de artistas nacionais e internacionais; a descentralização da oferta cultural e, a captação, fidelização e qualificação de públicos.
Na área da música o Guimarães Jazz é um Festival consolidado, tendo atingido um patamar de reconhecimento e credibilidade, que o posiciona como o mais importante festival de jazz português e um dos principais em toda a Europa. A título de exemplo, a edição de 2012 contou com Herbie Hancock e um espetáculo que juntou o músico João Paulo Esteves da Silva e a Orquestra Jazz de Matosinhos.
Os Encontros Internacionais de Música são o evento de música erudita que apostam na formação
de alto nível e na apresentação de concertos.
Ao nível do teatro salienta-se a realização dos Festivais Gil Vicente, que tem feito um percurso de afirmação no contexto da programação nacional, dedicados à apresentação de criações de teatro contemporâneo. Por este Festival já passaram grande parte das companhias de teatro portuguesas, a título de exemplo a edição de 2012 contou com a estreia de “As Barcas” de João Garcia Miguel e a apresentação de “Sonho de uma noite de verão” do Teatro Praga.
O GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea teve a sua primeira edição em 2011.
A edição de 2012 apresentou um programa de excelência onde figuraram companhias internacionais consagradas e a nova vaga do criadores nacionais,. Refiram-se alguns dos espetáculos acolhidos no programa de 2012: a estreia absoluta de “Au-Delà” da companhia Les Ballets C de la B e a estreia absoluta de “A Ballet Story” de Vítor Hugo Pontes.
Para além dos eventos âncora identificados, que acontecem disseminados ao longo do calendário anual, o CCVF tem uma programação regular e diversificada nas áreas das artes performativas, visuais e música. Esta programação é composta por acolhimentos de espetáculos nacionais e internacionais; residências artísticas; coproduções com companhias portuguesas e estrangeiras; e, por último, projetos educativos.
/
Contactos:
Centro Cultural Vila Flor - Av. D. Afonso Henriques, 701
4810-431 Guimarães
E. geral@aoficina.pt
T. +351 253 424 700
/
Mais informações:
www.ccvf.pt
www.facebook.com/GUICUL/