CITEC - Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho / CITEMOR - Festival de Montemor-o-Velho
Área artística: Cruzamento disciplinar
Atividade: Programação
Região: Centro (exerce predominantemente a sua atividade em Montemor-o-Velho, Coimbra)
Direção artística: Armando Valente, Vasco Neves
Início da atividade profissional continuada: 1992
Iniciativas e ações regulares: CITEMOR - Festival de Montemor-o-Velho e Programação Regular do Teatro Esther de Carvalho
O CITEC — Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho foi fundado em 1970. Organizou uma primeira Semana de Teatro em 1974, passando, no ano seguinte, a Festival. Estas duas iniciativas, lançaram a ideia de uma intervenção regular que, apesar de alguns anos de paragem, acabou por vingar, sendo hoje uma referência no quadro das artes do espectáculo em Portugal.
Ao longo da sua existência que em 2012 concretizou a sua 34ª edição, o Citemor foi experimentando diferentes figurinos, ditados, sobretudo, pela procura constante de um maior relacionamento com a região em que se insere.
Em 1992 o Citemor experimentou uma profunda reestruturação que determinou uma organização continuada e uma produção ao longo de todo o ano. Constituiu uma rede de consultores para as diversas áreas de intervenção, beneficiando, nesse ano, da consultoria da Bienal Universitária de Coimbra e de uma relação bastante estreita com a Cidade Capital do Teatro — Coimbra 92. Foi o ano de relançamento do festival, reforçando a presença da música, abrindo-se à dança e
assumindo a projecção de novos valores.
Os objectivos programáticos do Citemor passaram a privilegiar então as novas gerações de criadores, propondo o acompanhamento de alguns percursos, produções próprias e residências que prolongam o Festival e que contribuem para a afirmação de Montemor-o-Velho não só como lugar de circulação de novos projectos, mas, sobretudo, como território propício à criação contemporânea.
A utilização de espaços não convencionais, como o Castelo, Convento de Santa Maria dos Anjos, Igrejas da Misericórdia, Madalena e Santo António, Praça, Quinta do Taipal ou o Rio Mondego, reforçam a singularidade do Citemor e constituem motivo de excepção na atracção novos públicos, e na sua fidelização.
O CITEC foi distinguido em 2000 por Sua Excelência o Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem de Mérito no grau de Membro Honorário.
O CITEC desenvolveu o Projecto de Recuperação e Restauro do Teatro Esther de Carvalho — edifício centenário, classificado e protegido; propriedade desta associação — que teve início em 1999 e foi concluído em 2003.
Em 2005/07 o CITEC desenvolveu em conjunto com Escena Contemporânea (Madrid), Escenários Sevilla, Teatre Lliure (Barcelona), Théâtre National de Bourdeaux e Théâtre National de Toulouse, o projecto ¡mira!. Dedicado à promoção da criação artística contemporânea no domínio das artes cénicas, beneficiou do apoio da Comunidade Europeia e de um elevado número de parcerias, privados e institucionais.
_
Contactos:
Rua dos Alarcões, 3, Apartado 7
3140-250 Montemor-o-Velho
_
Mais informações:
website
facebook
instagram
O CITEC é apoiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação.
Recebeu ainda apoios entre 2005 e 2012, em 2014 e em 2017 (em Programas de Apoio Sustentado e Pontual).