Grupo de Teatro Murmuriu

Cruzamentos disciplinares
Grupo de Teatro Murmuriu
Lisboa e vale do Tejo

BoCA 2019: "Alignigung 2" de William Forsythe, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa . © Bruno Simão

Área artística: Cruzamento disciplinar
Atividade: Mista (Criação e Programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente a sua atividade em Almada, Setúbal)
Direção artística: John Romão e João Salaviza
Início da atividade profissional continuada: 2002 
Iniciativas e ações regulares: BoCA - Biennial of Contemporary Arts
 


Historial
(Pelo Grupo de Teatro Murmuriu)

O Murmuriu é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2002, em Almada, com direção artística de John Romão (ator e encenador, produtor e diretor artístico da Bienal BoCA, assistente de encenação desde 2005 do hispano-argentino Rodrigo García e consultor de programação do Centro Dramático Nacional de Montpellier, França) e João Salaviza (realizador, produtor e criador que tem cruzado diferentes territórios artísticos nas suas obras), tendo como fim a criação, promoção e produção de objetos artísticos contemporâneos assentes nos cruzamentos disciplinares.

A estrutura, cofundada com Marta Gonzalez Ferreira (artes visuais e cenografia) e André Badalo (realizador de cinema), tem-se focado na produção ou coprodução de espetáculos do seu diretor artístico, Solange Freitas, Paulo Castro, Marina Nabais, Gonçalo Waddington e João Salaviza, em parceria com instituições de várias cidades do país: Almada, Lisboa, Porto, Braga, Viseu, Castelo Branco, Évora, Loulé, Faro, etc.

Contando com a produtora Solange Freitas (direção artística e de produção da Plataforma Lx, Vértigo Associação Cultural, produtora da BoCA Bienal, etc.) para assegurar a produção e administração da estrutura, esta incide nos cruzamentos disciplinares.

A associação compreende na sua equipa profissionais de grande reconhecimento público pelas suas experiências individuais e no seio de diversos coletivos de prestígio, e que se distinguem pela capacidade de visão artística, gestão e organização. Os seus membros têm dirigido projetos em parceria com, por exemplo: Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal do Porto, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João, Culturgest, Centro Cultural de Belém, São Luiz Teatro Municipal, Teatro da Trindade, Fórum Municipal Romeu Correia, Galeria ZDB, Fundação de Serralves, Teatro Municipal do Porto, Festival Materiais Diversos, Festival Temps d'Image, Festival Citemor, Mostra de Teatro de Almada, Kunsten Festival, Festival d'Automne à Paris, Kunstenfestivaldesarts, Kampnagel Hamburg, etc.

É de destacar ainda a relação aprofundada que estabeleceu desde 2002 com a Câmara Municipal de Almada, tendo usufruído de vários apoios financeiros, contextos e locais de apresentação para as suas atividades culturais dentro do município, a saber: Festival de Almada, Mostra de Teatro de Almada, Quinzena da Juventude de Almada, Fórum Municipal Romeu Correia, Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro ou Casa Municipal da Juventude de Cacilhas.

_
Contactos:
Rua das Flores Nr. 4 1º Esq.
2810-217 Almada
T. (+351) 910 882 545
E. info@bocabienal.org; murmuriu@hotmail.com

_
Mais informações:
www.bocabienal.org

 


O Grupo de Teatro Murmuriu é apoiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação.