Associação Porta-Jazz

Música
Associação Porta-Jazz
Norte

Sala Porta-Jazz

Área artística: Música
Atividade: Programação
Região: Norte (exerce predominantemente a sua atividade no Porto)
Direção artística: Hugo Ciríaco
Início da atividade profissional continuada: 2010
Iniciativas e ações regulares: Festival Porta-Jazz e Festival Porta-Jazz ao Relento, Carimbo Porta-Jazz (edição), Curso Livre de Jazz do Conservatório de Música do Porto (formação)
 


Historial:
(Pela Porta-Jazz)

A Associação Porta-Jazz foi criada em 2010 por músicos de Jazz do Porto com o intuito de dinamizar esta área artística na cidade. A primeira iniciativa pública com cunho da associação foi o Festival Porta-Jazz, em 2010. Ao longo de 9 edições, este festival tornou-se um evento importante na agenda cultural da cidade. Esta iniciativa surgiu da necessidade de dar visibilidade à associação, aos seus
objetivos e aos projetos dos seus associados, funcionando por isso como um momento mobilizador da comunidade num esforço de programação que procura ilustrar a quantidade, qualidade e diversidade dos projetos na área do Jazz na cidade do Porto. Foi precisamente com o intuito de registar essa qualidade que em 2012 foi criado o braço editorial da Associação – o Carimbo Porta-Jazz, já com 50 discos editados. 

O centro nevrálgico da associação é a Sala Porta-Jazz, cuja atividade se estabeleceu em 2013, aquando do convite da CMP através da Porto Lazer para ocupar um espaço do Edifício AXA no âmbito da iniciativa temporária "1ª Avenida". Desde então, a Sala, agora a funcionar num espaço cedido pela Junta da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, acomoda ensaios, residências, concertos e oficinas que ao longo dos anos se tornaram atividades indispensáveis para a dinâmica criativa na área do Jazz na cidade do Porto. 

A colaboração com o Conservatório de Música do Porto na criação de um Curso Livre de Jazz e na implementação do curso secundário de Jazz, assim como a aquisição do catálogo Carimbo Porta-Jazz pelo Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro, atestam a qualidade do projeto e representam um investimento importante na qualificação de músicos e públicos. É com grande esforço associativo e com parcerias privadas e públicas que se conseguiu manter uma programação semanal no Porto, num espaço permanente para residência, ensaios concertos e oficinas, concertos de verão nos Jardins do Palácio, o Festival Porta-Jazz que vai para a 10ª edição, uma parceria com o Festival Guimarães Jazz, a concretização de 50 edições discográficas, editadas, desde 2012, com o apoio de uma parceria com a FEUP, cuja qualidade é confirmada pela constante presença nas listas de seleção da crítica e reiterada pelo painel de júris da European Jazz Conference ao selecionar as bandas/projetos do Carimbo para preencher metade dos showcases destinados a projectos de todo o pais e a circulação dessas bandas/projetos pelas principais salas e festivais de Jazz do país e em vários festivais Europeus como o Festival de Jazz de Belgrado, Internationales Jazzfestival Mu¨nster, Festival de Jazz de Ljubljana, Sudtirol Jazz Festival, Festival Imaxinasons, Festival Mazagon Jazz, 12 points, Jazzahead, entre outros. 

Esta intensa atividade que resultou em mais criação de projetos originais e mais público, mudou por completo o paradigma da cidade
nesta área e projetou a sua imagem de uma forma diferente a nível nacional, evitando simultaneamente que os músicos que aqui se formam abandonem o Porto.

_
Contactos:

Porta-Jazz
Avenida da Boavista, 1142
4100-113 Porto
T. (+351) 962 813 317
E. portajazz@gmail.com
_
Sala Porta-Jazz
Rua de João das Regras 305
(Junto à Praça da República)
Porto

_
Mais informações:
website
facebook
instagram
youtube

 

 


A Porta-Jazz é apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação