Centro de Artes Visuais (CAV) - Encontros de Fotografia
Área artística: Fotografia
Atividade: Programação
Região: Centro (exerce predominantemente a sua atividade em Coimbra)
Direção artística: Albano Silva Pereira, Catarina Portelinha, Jorge Simões
Início da atividade profissional continuada: 1980
Iniciativas e ações regulares: Encontros de Fotografia; Programação regular do Centro de Artes Visuais (CAV)
Historial:
(Pelo Centro de Artes Visuais - CAV)
Os Encontros de Fotografia, fundados em 1980, são, desde essa data, a maior e a mais prestigiada instituição de artes visuais em Portugal no domínio da imagem fotográfica. Ao longo de quase 40 anos, os EF desenvolveram um trabalho caracterizado pela qualidade da sua programação, baseada na apresentação de fotógrafos incontornáveis da História da Fotografia, a encomenda de projetos específicos a artistas reconhecidos no circuito da arte internacional e a aposta em autores portugueses. Assim, vieram a afirmar-se como o mais importante agente de divulgação e produção de fotografia no nosso país, tendo, através de produções próprias, realizado exposições temáticas e monográficas com fotógrafos nacionais e estrangeiros. Desta forma, construíram, além de uma importante Coleção de Fotografia, um corpo de imagens sobre o país no final do século XX, cujo valor documental e estético é inegável. Ao mesmo tempo, os Encontros de Fotografia produziram também o mais extenso fundo bibliográfico original no nosso país, o que se revelou fundamental na perpetuação da memória cultural coletiva.
Fotógrafos apresentados (seleção): Édouard Boubat, Henri Cartier Bresson, Joel-Peter Witkin, Manuel Alvarez Bravo, Ralph Eugene Meatyard, Robert Frank e Walker Evans; Álvaro Rosendo, António Júlio Duarte, Daniel Blaufuks, Duarte Belo, Gérard Castello Lopes, Inês Gonçalves, João Tabarra, Jorge Molder, José Maçãs de Carvalho, José Manuel Rodrigues, Paulo Nozolino, Pepe Diniz, Vitor Palla; Andreas Müller-Pohle, Andreas Gursky, Bernard Plossu, Cristina Garcia Rodero, Debbie Fleming Caffery, Frédéric Bellay, Hamish Fulton, Hiroshi Sugimoto, Humberto Rivas, Luigi Ghirri, Nobuyoshi Araki ou Walter Niedermayr.
O CAV prossegue a filosofia dos EF, desenvolvendo uma actividade regular desde 2003. Constituiu-se também como uma instituição ímpar e pioneira na promoção das artes visuais em Portugal pela sua situação única no contexto da divulgação das artes da imagem e enquanto pólo de descentralização cultural, aliada a uma politica editorial que privilegia a contemporaneidade da fotografia. A programação do CAV assenta em exposições individuais e coletivas, centradas sobretudo na fotografia e no vídeo, nas quais se apresentam artistas reconhecidos no circuito da arte contemporânea internacional e artistas portugueses relevantes ou emergentes no panorama da arte contemporânea nacional, muitas vezes apresentando projetos encomendados ou especificamente concebidos para a ocasião. O objetivo geral do CAV é, assim, a constituição de uma cultura da imagem, seja de matriz fotográfica ou outra, no contexto da arte contemporânea.
Exposições (seleção): colectivas - Coimbra, Trabalho, Em Jogo, Dia Di Bai, XX; individuais - Alexandre Estrela, André Cepeda, Fernando Calhau, Julião Sarmento, Jorge Molder, João Louro, João Onofre, João Luís Carrilho da Graça, Vasco Araújo; Gabriel Orozco, Jemima Stehli, Malick Sidibé, Marianne Mueller, Philip-Lorca di Corcia, Michaël Borremans e Vik Muniz.
_
Contactos:
Centro de Artes Visuais
Colégio das Artes (Pátio da Inquisição, 10)
Apartado 6026
3000-221 Coimbra
T. (+351) 239 836 930
E. info@cav-ef.net
_
Mais informações:
O Centro de Artes Visuais (CAV) é apoiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação