Binaural/Nodar
/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Direção artística: Luís Costa
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em São Pedro do Sul, Viseu)
Início da atividade profissional continuada: 2006
/
Historial:
"A Binaural – Associação Cultural de Nodar é uma entidade cultural profissional com sede em Caixa Postal nº 119, Nodar – 3660-324 São Martinho das Moitas, concelho de São Pedro do Sul, NIF 507 955 765, cuja direção é composta atualmente por Luís Miguel Correia Gomes da Costa (presidente), Emanuela Barile (vice-presidente) e Rui Carlos Correia Gomes da Costa (vice-presidente).
A Binaural/Nodar é um projeto cultural contemporâneo atuando na região de Viseu Dão Lafões nas áreas da arte sonora e de criação multimédia, documentação patrimonial audiovisual, educação sonora, criação para rádio e publicações (online, livros, CD, DVD). A Binaural/Nodar já acolheu mais de 150 artistas e investigadores, produziu mais de 30 obras sonoras e media próprias e difundiu o seu trabalho em muitos países da Europa, América e Ásia.
A Binaural/Nodar é membro ativo de três redes europeias dedicadas à criatividade e ao desenvolvimento territorial: Rede Tramontana de arquivos de memória de zonas rurais europeias; Rede SOCCOS de residências artísticas em arte sonora; Rede SUSPLACE de pesquisa multidisciplinar na área dos processos de sustentabilidade social de territórios locais. A associação é ainda parte da Rede Cultural Viseu Dão Lafões conjuntamente com o Teatro Viriato, ACERT, Cine-Clube de Viseu e Teatro do Montemuro.
O modelo de intervenção da Binaural/Nodar assenta numa atuação simultânea num plano intensamente local, junto de comunidades rurais, e num contexto global, com atividades desenvolvidas em museus, universidades, organizações culturais de países como a Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha ou Estados Unidos. Por outro lado a associação promove uma filosofia de laboratório permanente do território, conceito multidisciplinar que potencia a função do agente cultural enquanto mediador ou sensor do próprio território, articulando por um lado, dinâmicas comunitárias, junto de pessoas reais e por outro lado, autarquias, comunidades educativas, universidades, comunidades artísticas, agentes de desenvolvimento, empresários, etc.
A Binaural/Nodar assume desde a sua fundação uma estratégia de busca incessante de territórios criativos não explorados por outras entidades culturais nacionais e internacionais. Cremos que o reconhecimento nacional (por ex. prémio Miguel Portas e reconhecimento da Presidência da República, ambos em 2014) e internacional (Selo de Mérito Cultural do Conselho da Europa em 2011, duas candidaturas vencedoras ao Programa Europa Criativa em 2014 - Rede SOCCOS e Rede Tramontana) que a Binaural/Nodar tem granjeado atesta o mérito do profundo trabalho de pesquisa cultural que a entidade tem desenvolvido com a uma lógica de programação regular, dada a necessidade de complementar experimentação artística em sentido estrito com propostas mais abrangentes em termos de fruição por diferentes tipos de público."
/
Contactos:
Rua do Seixo, n.º 5
3670-261 Vouzela
00351 232 723 160
info@binauralmedia.org
/
Mais informações:
www.binauralmedia.org
www.re-tramontana.org
www.soccos.eu