Rumo do Fumo, Produção de Eventos, Lda.

Dança
Rumo do Fumo, Produção de Eventos, Lda.
Lisboa e vale do Tejo

"uma misteriosa Coisa, disse o e.e. cummings" de Vera Mantero (1996) / © Jorge Gonçalves

O Rumo do Fumo

/
Área artística: Dança
Tipo de entidade: Mista
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Direção artística: Vera Mantero
Início da atividade profissional continuada: 1999

/
Historial:
Fundado em 1999 por Vera Mantero e apoiado desde então pelo Ministério da Cultura, O Rumo do Fumo é uma estrutura de criação, produção, difusão nacional e internacional, investigação, formação e mais recentemente programação, na área da dança contemporânea, que se posiciona num território artístico de carácter experimental e de pesquisa. Território que é também de alargamento do campo da própria dança e dos seus horizontes, caracterizando-se pela transversalidade das disciplinas artísticas onde se cruzam a dança, a música, o teatro, a literatura/poesia, as artes plásticas e o cinema. Desde 2000 é responsável pela produção dos trabalhos de diversos artistas com o objectivo de criar os meios necessários ao desenvolvimento e consolidação das suas carreiras, assegurando-lhes uma maior continuidade no trabalho e facilitando possibilidades de circulação nacional e internacional.
Entre 2000 e 2002, O Rumo do Fumo apoiou dez artistas (André Guedes, João Samões, Margarida Mestre, Mário Afonso, Miguel Pereira, Paula Castro, Paulo Henrique, Rafael Alvarez, Teresa Prima e Vera Mantero). A partir de 2004 o apoio concentrou-se em quatro artistas (André Guedes, João Samões, Miguel Pereira e Vera Mantero), o que permitiu delinear uma estratégia mais eficaz de produção, divulgação e difusão dos seus trabalhos.
Os artistas apoiados actualmente são Miguel Pereira e Vera Mantero, bem como projectos pontuais de artistas emergentes, como Rita Natálio, Elizabete Francisca ou Matthieu Ehrlacher, ou através de programas de ensino e residências artísticas para novos criadores.
Em 2008, une-se ao Forum Dança para criar o EDIFÍCIO na LX Factory, dispondo a partir de então de um estúdio próprio. Este projecto representa um novo formato de colaboração no âmbito da comunidade da dança portuguesa, potenciador de novas dinâmicas de trabalho, e acolheu 103 projectos de criação e pesquisa, apresentações informais, conferências, seminários, workshops, lançamento de publicações e eventos vários. A sinergia criada entre estas duas estruturas de produção tem vindo a consolidar-se no tempo, actualizando forças e valências com um novo espaço de trabalho desde 2014: O Espaço da Penha, que conta com a integração de vários estúdios, assim como de outras estruturas artísticas, promovendo um cluster que se estabelece como um novo e consistente polo de trabalho.
O Rumo do Fumo construiu desta forma e ao longo dos seus anos de actividade uma sólida rede nacional e internacional de contactos e parceiros (instituições, teatros e festivais) em quatro continentes, com os quais mantém uma actividade regular através dos projectos dos seus artistas. Esta rede permitiu produzir, até à data de 2016, um total de 115 criações e 315 eventos (workshops, palestras, encontros, mostras, etc.), apresentando 1169 espectáculos, 515 em
cidades portuguesas e 654 em cidades estrangeiras.
Desde o ano de 2003, O Rumo do Fumo é membro co-fundador da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.

/
Contactos:
O Rumo do Fumo
Espaço da Penha - Travessa do Calado, 26b
1170-070 Lisboa
+351 21 343 16 46 / +351 91 258 35 51
producao@orumodofumo.com

/
Mais informações:
www.orumodofumo.com
www.facebook.com/orumodofumo

/
Vídeos:
https://vimeo.com/orumodofumo