Alkantara
/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Direção artística: Thomas Walgrave
Início da atividade profissional continuada: 1995
/
Historial:
Alkantara é uma organização de Lisboa que se dedica ao desenvolvimento das artes performativas em Portugal e num contexto internacional. A sua atividade assenta numa visão global diferenciada e menos eurocêntrica da criação contemporânea. Nos primeiros anos, então com o nome Danças na Cidade, focou-se intensamente na promoção da dança contemporânea, mais especificamente dos jovens coreógrafos nacionais, um trabalho que tomou forma nas várias edições do festival Danças na Cidade (entre 1993 e 2004) e em projetos de colaboração como Dançar o que é Nosso (iniciado em 1998). O festival afirmou-se, ao longo dos anos, como um momento de difusão da dança de grande relevância internacional, devido principalmente à sua aposta em novos criadores e ao seu espírito único de diálogo artístico e cultural.
Em 2005, Danças na Cidade alterou o seu nome para alkantara e nasceu o alkantara festival, que desde a sua primeira edição em 2006 se afirmou como uma referência dentro dos festivais de artes performativas contemporâneas ao nível mundial. Mas há mais alkantara para além do festival: é também através dos encontros internacionais, do programa de residências, do investimento em coproduções nacionais e internacionais, do apoio
à investigação e edição de livros e de vídeos, que alkantara se afirma como agente fundamental para a criação artística contemporânea nacional e persegue os seus objetivos de promoção e difusão da arte contemporânea internacional. Alkantara é ainda sinónimo de transversalidade e o seu trabalho completa-se em projetos de formação para as artes, que incentivam a aproximação de diversos públicos à arte contemporânea.
O Espaço Alkantara, um edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa situado no histórico bairro de Santos, concentra toda a atividade da organização e é, desde 2008, um novo desafio para este projeto artístico.
Com o apoio sustentado da Direção-Geral das Artes, Alkantara trabalha em colaboração com instituições de vários países, desenvolvendo condições de produção, de apresentação e de visibilidade para os criadores com quem trabalha.
Alkantara é membro de diversas redes e plataformas de intercâmbio e parceiro em programas de colaboração e coprodução internacional: Next Step (promoção da criação artística europeia), Départs (práticas para o desenvolvimento integrado da dança contemporânea europeia) e Global City/Local City (colaboração de 8 festivais europeus em torno da exploração artística das realidades sociais, ecológicas e políticas, e das potencialidades cívicas e sociais em bairros urbanos específicos). Em 1999 e 2004 o Festival foi galardoado com o Prémio Almada atribuído pelo Ministério da Cultura.
/
Contacto:
Calçada Marquês de Abrantes n.º 99
1200-718 Lisboa
+351 213 152 267 / +351 918 051 115
aro@alkantara.pt
/
Mais informações:
www.alkantara.pt
www.facebook.com/alkantara.page/