Divino Sospiro
/
Área artística: Música
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 2005
Direção artística: Massimo Mazzeo
/
Historial:
(Pela Associação Divino Sospiro)
Divino Sospiro já percorreu um caminho que, para uma orquestra de câmara, parecia impossível de percorrer anteriormente em Portugal. Desde a sua criação já participou em alguns dos mais prestigiados festivais e em algumas das salas mais importantes da Portugal, CCB, Fundação Calouste Gulbenkian, CNB, TNSC, Festa da Música, Dias da Música, Festival de Música de Leiria, Guimarães 2012 assim como nos mais prestigiados Festivais e Auditórios enstrangeiros, Festival d’Ile de France, Folle Journée de Nantes e Toquio, Festival de Varna, San Lorenzo de L’Escorial, Mozartiana Festival em Gdansk, Auditório Nacional de Espanha, Festival d’Ambronay.
Muitos os registos e gravações deste agrupamento: Radio France, Antena 2, RTP e MEZZO; a gravação de um CD para a editora japonesa Nichion, com repertório dedicado a W. A. Mozart e que mereceu o galardão de bestseller naquele país.
“Os Divino”, ocupam hoje um lugar incontornável na vida musical de Lisboa e do País, sendo reconhecidos pela sua entrega, curiosidade e pela forma viva e intensa com que abordam o desafio da interpretação musical. Divino Sospiro conta com a participação frequente de prestigiados artistas Enrico Onofri, Chiara Banchini, Christina Pluhar, Rinaldo Alessandrini, Maria Cristina Kiehr, Alexandrina Pendatchanska, Gemma Bertagnolli, Alfredo Bernardini, Katia e Marielle Labèque, Christophe Coin, Emma Kirkby, Deborah York. Sob a direção artística de Massimo Mazzeo, Divino Sospiro ve o seu repertório e o número dos seus concertos aumentarem ao longo dos anos, em formações que vão do agrupamento de câmara até a orquestra de ópera. Divino Sospiro é actualmente Orquestra em Residência no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Desde a sua fundação, tem apostado na internacionalização, o que coloca este agrupamento na vanguarda da divulgação do património cultural português e dos seus intérpretes, através das suas digressões e pelos festivais mais importantes.
Dos seus compromissos futuros merece destaque o Bargemusic Festival de Nova Iorque e Cité de la Musique em Paris.
Em janeiro de 2011, em estreia mundial, apresentou no CCB a ópera Antigono e em fevereiro de 2012 apresentou em estreia mundial a Oratória de Pedro António Avondano “Morte d’Abel”. Em dezembro de 2011 o ensemble assinala a sua primeira apresentação na Temporada da Fundação Calouste Gulbenkian; concerto gravado em directo pela RTP. A partir de 2012 Divino
Sospiro começara um projeto de colaboração com a “Fundação Calouste Gulbenkian” com vista à apresentação de algumas das obras mais significativas do Barroco universal assim como de obras do património musical português que serão apresentadas em estreia mundial. Durante o ano de 2012 a Divino Sospiro apresentou a seu novo trabalho discográfico “1700, Século dos
portugueses” dedicado a obras de música portuguesa de Setecentos, em estreia mundial, para a etiqueta transalpina “Dynamic” que recebeu críticas entusiasmadas de parte de público e critica nacional e internacional.
/
Contactos:
Alameda do Tejo 93, 1º esquerdo
2890-127 Alcochete
+351 917 964 865 / +351 917 964 865
associacaodivinosospiro@gmail.com
/
Mais informações:
www.divinosospiro.org
www.facebook.com/DIVINOSOSPIRO/