"20.20", pela Circolando | 3 a 6 de setembro, Porto (estreia)
"20.20" é a nova criação de André Braga & Cláudia Figueiredo, que celebra os 20 anos da Circolando. Inspirado pelo conceito de corpo-arquivo desenvolvido por André Lepecki, o espetáculo - com estreia marcada para 3 de setembro, no Teatro Carlos Alberto (TECA), Porto - afasta-se "de uma abordagem nostálgica ou revivalista", dando lugar a "uma nuvem flutuante de afectos...".
Depois da apresentação no TECA (de 3 a 6 de setembro), "20.20" vai estar no São Luiz Teatro Municipal, Lisboa (de 29 de outubro a 1 de novembro), no Teatro Aveirense (6 de novembro) e no Convento S. Francisco, Coimbra (28 de novembro).
_
Sinopse:
(Pela Circolando)
Em tempos de celebração dos 20 anos da Circolando e inspirados pelo conceito de corpo-arquivo desenvolvido por André Lepecki, “20.20” toma como ponto de partida o trabalho sobre o nosso arquivo de movimentos, textos, motes de pesquisa, músicas, objectos…
Querendo total distância de uma abordagem nostálgica ou revivalista, o princípio será sempre o de “identificar no trabalho passado campos criativos não esgotados de novas possibilidades”. A invenção radical de novas vidas e desdobramentos para o material original é, pois, o que está em jogo.
Interessa-nos muito o trabalho nas zonas de sombra da memória e toda a filosofia da história que defende uma outra concepção de tempo, assente na abordagem cruzada do passado-presente-futuro.
Interessa-nos uma certa semelhança entre o locus da memória e do sonho e esse exercício de turbilhonar o passado, dando lugar a “uma nuvem flutuante de afectos”, uma paisagem brumosa de onde emerge apenas o que realmente interessa. Traços, ecos, paixões, impressões dispersas, muitas vozes falando ao mesmo tempo: a pulsação da vida plena de sangue.
_
Ficha artística e técnica:
Direção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo
Cocriação e interpretação: Ana Isabel Castro, André Braga, Bruno Senune, Costanza Givone, Daniela Cruz, Félix Lozano, Ricardo Machado
Música: Rui Lima e Sérgio Martins
Interpretação ao vivo: Rafael Maia
Luz: Cárin Geada
Espaço cénico: André Braga e Sandra Neves
Figurinos: Flávio Rodrigues
Realização plástica: Sandra Neves e Pedro Coutinho
Direção produção: Ana Carvalhosa
Produção executiva e direção de cena: Cláudia Santos
Coprodução: Circolando, TNSJ, São Luiz Teatro Municipal, CMA/Teatro Aveirense
_
Locais, datas e horários:
3 a 6 de setembro de 2020 [estreia]
Teatro Carlos Alberto
Porto
29 de outubro a 1 de novembro de 2020
São Luiz Teatro Municipal
Lisboa
6 de novembro de 2020
Teatro Aveirense
Aveiro
28 de novembro de 2020
Convento S. Francisco
Coimbra
_
Mais informações:
http://circolando.com