Workshops de dança inclusiva com Rafael Alvarez, 11 e 12 de novembro

© Supriya Pava Photography
Em parceria com Fundação LIGA / Plural Companhia de Dança os participantes terão a oportunidade de participar numa aula prática do Atelier de Dança Inclusiva da Fundação LIGA.
O potencial da Dança Inclusiva (mas não exclusiva) como ferramenta de intervenção pedagógica e artística no contexto de intervenção com pessoas com deficiência, alterações na funcionalidade, mobilidade reduzida e necessidades educativas especiais.
O desafio criativo e educativo da dança inclusiva.
Dançar para incluir ou incluir a dançar? As linguagens e o vocabulário da Dança Contemporânea como expressão da diversidade humana.
Uma dança - diferentes corpos, identidades plurais sob um mesmo projecto comum – dançar e interpelar diferentes visões e realidades do mundo.
Amplificar a liberdade criativa e a pluridisciplinariedade presente na Dança Contemporânea e no sua visão de um corpo democrático contribuindo para uma perspectiva participativa da criação artística valorizando a diferença e a diversidade humana.
Tópicos de desenvolvimento:
- Foco na dimensão criativa/inclusiva e de compromisso artístico com as linguagens da dança contemporânea como base de intervenção pedogógica e de intervenção social.
- Acessibilidade, autonomia e comunicação através da dança.
- Desenvolvimento de Projectos de Dança Inclusiva - da Formação à Criação. Partilha de ferramentas, metodologias e estratégias de intervenção pedagógica/artística no contexto de aula e no contexto de criação coreográfica.
- Partilha de estratégias de intervenção e dinâmicas de grupo/jogos de movimento direccionadas para pessoas com mobilidade reduzida/alterações da funcionalidade/necessidades educativas especiais.
- A diversidade humana como eixo temático no contexto da Dança na comunidade e nas práticas artísticas colaborativas.
- A importância dos processos colaborativos/colectivos nas dinâmicas de trabalho e a mais valia da integração pela diversidade de participantes.
- A relevância da escuta activa e do diálogo através do corpo e do desenvolvimento da comunicação não verbal.
- O potencial da liberdade artística/criativa e a pluridisciplinariedade presente na Dança Contemporânea e da sua visão de corpo democrático em prol da inclusão e da celebração da diferença.
- Mediação entre o contexto artístico e o contexto institucional/social.
- A relevância do lugar e da especificidade do artista-facilitador na dinamização de actividades de dança inclusiva.
- O desafio criativo da dança inclusiva - criar a partir das diferenças.
- Condições de acessibilidade, segurança e adequação ao contexto de práticas de movimento/dança inclusiva com pessoas com deficiência/ mobilidade reduzida / necessidades educativas especificas.
/
Locais, datas e horários de apresentação:
Forum Dança – Associação Cultural
Travessa do Calado 26 B 1170-070 Lisboa
Telefones 21 342 89 85 | 925 103 596
11 e 12 de novembro das 10h30 às 17h30, com1h para almoço
E-mail geral: forumdanca@forumdanca.pt
/
Mais informações em:
http://www.forumdanca.pt/workshops/index.html