A Favor da Claridade...

A Favor da Claridade...
A Favor da Claridade: um filme de Teresa Villaverde para Pedro Cabrita Reis

© Direção-Geral das Artes

A Favor da Claridade: um filme de Teresa Villaverde para Pedro Cabrita Reis
Realizado no âmbito da representação portuguesa na 50.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza 2003

Edição: Ministério da Cultura / Instituto das Artes / Fundação de Serralves / Filmes do Tejo, 2003
Documentário; DVD cor 52’; português, legendas em francês e inglês;  classificação m12
N.º de registo: 12164/2007, classificação M / 06-Q

Realização: Teresa Villaverde; produção: Maria João Mayer, François d’Artemare; imagem: Inês Gonçalves e Teresa Villaverde; voz: Ana Moreira; montagem: Andrée Davanture; som e mistura: Vasco Pimentel 

O olhar de uma realizadora sobre um artista e a sua obra. Um artista plástico convidou uma cineasta para fazer um filme. O artista e a sua obra passam a ser objeto de uma outra obra, o filme de Teresa Villaverde sobre e para Pedro Cabrita Reis. Encomendado pelo Instituto das Artes no âmbito da representação portuguesa na 50.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza 2003, participou em importantes mostras e festivais de cinema.
Teresa Villaverde é realizadora, argumentista e produtora (1966), da geração de realizadores portugueses emergentes na década de 1990. É autora de uma filmografia caraterizada por uma particular atenção a temas como a infância e a adolescência, a inadaptação e a dificuldade de comunicação interpessoal, iniciada com um trio de longas-metragens marcante: A Idade Maior (1991), Três Irmãos (1994) e Os Mutantes (1998). 
Pedro Cabrita Reis (1956) trabalha e expõe continuamente em Portugal e no estrangeiro desde 1980. A sua obra tem presença internacional nos mais importantes museus de arte contemporânea. Em 2003 representou Portugal na 50.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, que teve como curadores Vicente Todoli e João Fernandes. Participou igualmente na exposição internacional da Bienal Dreams and Conflicts, com curadoria de Francesco Bonami e Daniel Birnbaum.

/
Mais informações:
geral@dgartes.pt