14 dezembro Talentos Emergentes · PLUGGED IN · João Silva (trompete), estreia na Miso Music Portugal – O'culto da Ajuda, Lisboa
João Silva (© www.joaosilva.music.blog)
Sinopse:
"Recital de Trompete e Electrónica
O papel tradicional do intérprete, desenvolvido a par da evolução da arte musical ao longo dos vários períodos da História da Música, sofreu, a partr de meados do séc. XX, uma complexa revolução, partcularmente respeitante à utlização de sons eletronicamente produzidos ou manipulados. No caso específco do trompete, a introdução de elementos eletrónicos na performance desempenhou um papel fundamental na criação de novos horizontes interpretatvos e composicionais. O advento da música mista (mais concretamente a combinação de um ou mais instrumentos acústcos com sons criados, processados ou reproduzidos eletronicamente) veio conferir ao intérprete uma paleta de possibilidades sónicas pratcamente infnita. A prátca instrumental, aliada à utlização de computadores, controladores e diversos tpos de elementos eletrónicos na execução, abre também as portas a um novo modo de apreciar as competências da performance. Neste recital, a música para trompete e meios eletrónicos será colocada em perspetva, viajando por diversos universos estétcos e interpretatvos, através de um percurso musical com obras emblemátcas do repertório que desafam, de forma exponencial, as técnicas e cânones da execução instrumental tradicional."
Concerto / Recital - Temporada da Miso Music Portugal no O'culto da Ajuda
Bio
João Silva é trompetista, professor e investigador. Estudou na Escola Profissional de Música e Artes de Almada e na Escola de Música do Conservatório Nacional. É Licenciado em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde foi distinguido com o Prémio de Mérito Académico, e Mestre em Música pela Universidade de Música de Colónia, tendo desenvolvido os seus estudos na classe do renomeado trompetista sueco Urban Agnas. A sua carreira, eclética e multifacetada, tem-se centrado particularmente na esfera da interpretação do repertório contemporâneo do instrumento. Nos últimos anos, desenvolveu um particular interesse pela música para trompete e eletrónica, género que tem aprofundando e explorado, trabalhando em conjunto com compositores e realizando frequentes recitais em Portugal e no estrangeiro. João dedica-se também, de forma ávida, à improvisação, participando em diversas performances de música experimental, frequentemente combinando elementos multimédia e cruzamentos multidisciplinares. A solo ou em música de câmara, João tem participado em importantes festivais de música, nomeadamente em Portugal e na Alemanha, como o festival AchtBrücken, Aachener Bachtage, Dias da Música CCB, Creative Sources Fest, Kölner Philharmonie Tripclubbing, Forum neuer Musik Deutschlandfunk ou Internationales Klavierfestival junge Meister Bodensee, onde realizou uma tournée a solo com o Concerto n. 1 de Shostakovich para piano, trompete e orquestra. Enquanto músico de orquestra, destacam-se as suas mais recentes performances com a Orquestra de Câmara da Turquia, Orquestra de Câmara da Rádio Alemã, Graubünden Kammerphilharmonie, Junge Sinfonie Köln ou Orquestra Clássica do Sul, em emblemáticas salas como a Kölner Philharmonie, Tonhalle Düsseldorf, Essener Philharmonie, Konzerthaus Ravensburg, Stadttheater Lindau, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Coliseu do Porto, Teatro Camões ou Teatro São Luiz. Toca e grava regularmente para labels como NEOS Music ou Creative Sources Recordings, bem como diversas rádios como Deutschlandfunk, WDR – Westdeutscher Rundfunk ou Antena 2. João dedica uma parte importante da sua atividade ao ensino do instrumento, desenvolvendo diversas atividades musicais pedagógicas regulares, como workshops e masterclasses. Para além disso, enquanto investigador, colabora com o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, tendo já, na qualidade de Bolseiro de Investigação, trabalhado diretamente com os centros de investigação da Escola Superior de Música de Lisboa e Universidade de Évora. João é, atualmente, Doutorando em Música e Musicologia, especialidade de Interpretação, na Universidade de Évora, onde desenvolve a sua investigação no campo do repertório para trompete e meios eletrónicos, particularmente focada no papel do intérprete e a sua relação com o compositor e público.
//
Programa:
[ka’mi] · “Näherungen – I. Nah aus der Ferne” (2007)
Agostno Di Scipio · “7 piccole variazioni sul freddo” (1994-95)
Rui Penha · “no man is an island” (2014)
Michael Maierhof · “splitng 43” (2013-14)
Karlheinz Stockhausen · “Donnerstags-Abschied” (1980)
/
Locais, datas e horários de apresentação:
O'culto da Ajuda em Lisboa
Travessa das Zebras n.º 25 (à Calçada da Ajuda), Belém
14 dezembro de 2019 | 21h
/
Informação sobre bilheteira:
M/6
entrada livre, apelando-se a uma contribuição por donatvo consciente.
/
Contactos da entdade promotora:
Rua do Douro 92, Rebelva
2785-806 São Domingos de Rana
misomusic@misomusic.com | www.misomusic.com
/
Mais informações:
www.misomusic.com/index.php?opton=com_icagenda&view=list&layout=event&id=630&Itemid=503&lang=pt