Vortice Dance Company estreia Carmina Burana, 19 agosto, no Festival Cistermúsica, Alcobaça

Cruzamentos disciplinares
Vortice Dance Company estreia Carmina Burana, 19 agosto, no Festival Cistermúsica, Alcobaça

Sinopse:
A Vortice Dance Company estreia Carmina Burana, dia 19 de Agosto, no encerramento do Festival Cistermúsica, em Alcobaça. Os diretores artísticos e coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço apresentam uma abordagem exuberante e provocativa da obra musical de Carl Orff, na qual recriam a recente situação de confinamento. A companhia fecha-se noites a fio nos claustros do Mosteiro para conceber uma obra única, que une a intensidade da dança e da representação ao videomaping. Uma emocionante viagem que se inicia com a entrada da Fortuna no monumento, onde as personagens se encontram enclausuradas à mercê da sua sorte. “Está a ser um processo de grande demanda e de grande entrega física, emocional e relacional de todos os bailarinos, atores e de nós mesmos. Revivemos as situações escritas nos contos medievais, de uma forma extenuante e cíclica. É uma obra onde todas as personagens são corrompidas pelos prazeres da carne e pela luxúria, o que numa situação de confinamento, assume, por vezes, a dimensão da loucura”. Referem os coreógrafos.

A peça, uma encomenda do festival, vai ser transmitida em Estreia Mundial dia 19 de agosto em streaming, e pode ser vista na página de Facebook do Festival Cistermúsica. Este espetáculo é sem público presencial.

/
Ficha artística:
Direção artística / coreografia: Cláudia Martins & Rafael Carriço
Interpretação: Vortice Dance Company
Produção: Vortice Dance Company
Co-produção: Festival Cistermúsica
Vortice Dance Company é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa / Cultura – Direção Geral das Artes

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Mosteiro de Alcobaça - 19 agosto | 23h
Espetáculo sem público presencial com transmissão streaming na pagina de facebook do Festival Cistermusica

/
Contactos da entidade promotora:
VORTICE DANCE COMPANY
93 481 60 86
www.vorticedance.com 
https://www.facebook.com/vorticedancecompany/
vortice.dance@gmail.com 

/
Biografia
VORTICE DANCE COMPANY

Cláudia Martins e Rafael Carriço são os diretores artísticos da Vortice Dance Company, onde desenvolvem uma parceria de criação artística desde 2001.

Com dezanove anos de existência, o percurso artístico da Vortice Dance Company é pautado por digressões internacionais e pelo reconhecimento da crítica e dos públicos de mais de trinta países, em cinco continentes. Licenciados pela Escola Superior de Dança de Lisboa e alunos bolseiros do programa. Erasmus, são reconhecidos no ano de 2001 com o UNESCO Grand Prix of Choreography, em Helsínquia, entregue pela Presidente da República da Finlândia Tarja Halonen. No mesmo ano são distinguidos com o Recognizement Award entregue pela a Presidente da Rep. Da Letónia na Ópera de Riga, no contexto do International Baltic Ballet Festival, onde se apresentam em edições futuras, a última, em 2019, com o espetáculo Drácula, no Palácio da Cultura de Riga. São distinguidos com o Audience Award, no Nagoya International Ballet & Modern Dance Competition, entregue pelo Príncipe Takamado do Japão e pela Primeira Bailarina Maya Plisetskaya. Ainda em início de carreira recebem o 1ére Prix Choreographique Profissionnelle. no Festival “Printemps de la Danse” em Gland na Suíça e o 3ª prémio no Concurso Internacional de Ballet e Coreografia de Paris.

A dupla de coreógrafos é regularmente convidada para coreografar e participar em co- produções internacionais como “Guillemins, Une Gare a Vous”, o espetáculo inaugural da Estação de TGV de Liége, na Bélgica, do arquiteto Santiago Calatrava. Na Suécia são coreógrafos convidados no projeto European Young Dancers, no Riksteatern. Desde 2017 são os coreógrafos responsáveis pelos espetáculos mundiais da Levi’s, realizados em Milão, no Palacio del Gechio, em Cádiz, Espanha, em Talassónica, na Grécia, em Berlim, no Kraftwerk, Paris, em Junho de 2019 e na La Fira em Barcelona, em Dezembro de 2019.
Dos festivais onde a Vortice Dance Company já se apresentou com repertório de sua autoria destacam-se, os Veranos de La Villa, Madrid; Kuopio Dance Festival, Finlândia; APAP, Nova York; Festival Internacional de Dança de Casablanca; Peridance, Nova Iorque; George Enescu Festival, Bucareste, um dos mais prestigiados festivais de música e ópera da Europa; Internacional Ballet Festival of Miami; Bersheeva Fringe Festival, Israel; Festival Internacional de Danza de Mérida, México; Málaga en Danza; Festival Internacional de Teatro de LogroñoFestival Cistermúsica, Alcobaça; Retroperspectywy Festival, Polónia; entre outros.

Destacam-se ainda apresentações feitas na Ópera Nacional de Bucareste; Ópera Nacional da Macedónia, Skopje; Ópera da Finlândia, em Helsínquia; Ópera Nacional de Riga; Teatro Nacional de Bucareste; Theatre Des Champs Élysèes; Teatro Bradesco Rio e Teatro Bradesco São Paulo; Teatro Bourbon County, Porto Alegre, Brasil; Teatro Comunale di Bolzano, Itália; Peridance Capezio Center, Nova York; Teatro de Lugano, Suíça; Teatro Mohamed V , Rabat, Marrocos; Teatro Jovelhanos, Gijon, Espanha; de entre dezenas de entidades em todo o mundo que acolheram e coproduziram as criações da companhia portuguesa.
Em produções para televisão coreografam a Gala final do programa “Stars of Science” na Qatar Foundation, em Doha, que passou na maioria dos países árabes, para milhões de telespetadores. O documentário “Duvidavida” da RTP, sobre a vida e obra do escritor David Mourão Ferreira”, a reportagem da TVI “Maio de 68”, (Maio de 2018), a gravação da peça “Soliloquy about Wonderland” para a RTP2, com o programa Andanças da RTP. Pela especificidade da sua linha criativa, que explora a dança numa forte relação com o espaço cénico e as novas tecnologias, são convidados a fazer parte de equipas de criativos para conceção de eventos de escala mundial. Destacam-se o evento da Buick em Shangai, na China e o evento da Qatar Airways no ITB Berlim. Em 2018 estrearam a sua nova produção HOME 2.0, que conta com apresentações em Espanha, Portugal, Suécia, Polónia e Israel. Em Junho de 2018 iniciam nova cocriação "The Observer and The Observed" com o pintor Nova iorquino Michael Hafftka, em Brooklyn, Nova Iorque.