Teatro do Vestido estreia “Atalhos ou sobre o caminho mais comprido entre dois pontos” no Festival de Teatro do Seixal, 20 novembro
(c)Joao Paulo Serafim_Serie COSMOS Sobre Arte Ciencia e Optica
Sinopse:
Cinco jovens empreendem uma viagem. Percorrem a memória de alguns acontecimentos recentes que têm surgido nos jornais ao longo dos últimos anos, para falarem deles próprios e pedirem explicações pelo que não compreendem. Procuram respostas noutros planetas - afinal as notícias dizem-nos ser possível aceder em breve a esses novos mundos. O caminho que escolheram é o mais longo, porque demora sempre mais ir ao cerne das coisas do que passar por cima do que não se compreende nem faz sentido só para se chegar mais depressa aonde se pensa que tem de se chegar a horas. Mas, afinal, encontram-se no confinamento dos seus quartos, das suas casas, que são os seus universos. A solidão muda-nos? Quem somos perante a ausência dos outros? E o que muda quando investigamos em conjunto? Um espectáculo que é também um retrato geracional (de várias gerações...)
Um texto de Joana Craveiro escrito em 2016, a convite do programa da Culturgest PANOS, que parte da recolha de notícias de jornal e outras fontes, com vista a perguntar que mundo é este que habitamos e como podemos fazer sentido dele. Escrito numa altura em que a corrente pandemia estava longe do nosso horizonte, a solidão de cada um destes jovens e as suas buscas em confinamento ressoam com a situação actual que todos vivemos. O mundo pós-COVID-19 imiscuiu-se por isso neste espectáculo, através de novas cenas escritas a partir do hoje e do aqui.
Com estreia marcada para dia 20 de novembro, esta é a primeira encenação profissional deste texto que percorreu várias escolas e grupos de teatro juvenil. Com um elenco composto exclusivamente por jovens actores, é o reflexo de uma geração cada vez mais confrontada com notícias que os surpreendem e obrigam a agir, a procurar a razão desses acontecimentos, escondidos nas entrelinhas da História. Em tempo de notícias falsas, é urgente pensar tudo isto. Atalhos é criado em co-produção com o Festival de Teatro do Seixal / Município do Seixal e marca o regresso Teatro do Vestido às salas de teatro, neste novo contexto da pandemia, a sobreviver, a custo, a tudo isto.
/
Ficha artística e técnica:
texto, direcção e espaço cénico Joana Craveiro
assistência de encenação e co-criação Estêvão Antunes
co-criação e interpretação Francisco Madureira, Inês Minor, Inês Monteiro, Mafalda Pereira, Tozé Cunha,
participação especial e assistência David Santos, Henrique Antunes
colaboração cenográfica Carla Martinez
fotografia João Paulo Serafim, Série COSMOS Sobre Arte, Ciência e Óptica
colaboração figurinos Tânia Guerreiro
iluminação Leocádia Silva
direcção de produção Alaíde Costa
Agradecimentos João Paulo Serafim
David Santos, Inês Monteiro e Henrique Antunes, participam no espectáculo no âmbito de estágio curricular da ESAD.CR
Co-produção Teatro do Vestido e Festival de Teatro do Seixal/ Município do Seixal
O Teatro do Vestido tem o apoio de Republica Portuguesa-Cultura / Direção-Geral das Artes
/
Local, data e horário de apresentação:
Festival de Teatro do Seixal / Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
20 novembro | 21h
Duração: aprox. 70 min.
/
Contactos dae entidade promotora:
TEATRO DO VESTIDO
Rua Neves Ferreira 11B, 1170-273 Lisboa
+351 211 395 302 | +351 918 388 878
geral@teatrodovestido.pt | www.teatrodovestido.org