O centro é lugar de encontro de tempos e de estórias. Em Palmela, as ruas do seu centro histórico são calcorreadas por gente e imaginários diversos. O FIAR tornou sua essa missão de criar novos lugares imateriais onde o encontro é potenciado pela arte, nomeadamente pelas artes performativas. Assim se reinventa o lugar, esse corpo central, convocando novas direções, novas possibilidades, novos olhares, novas perspectivas sobre a arquitectura sócio-emocional da Vila. Assim, o centro vive, flui animado pela poética da palavra, do gesto, do movimento, da memória.
A rua é o palco, Palmela o lugar, e o FIAR vai tecendo mapas criativos e imaginários onde as gentes se possam perder e reencontrar, numa experiência única e imersiva, sensitiva e sensorial, simultaneamente individual e colectiva. Esta ocupação pela arte do espaço público, do seu meio natural e urbano, promove, inevitavelmente, a valorização cultural, patrimonial e ambiental do Município.
A programação espelha uma cultura da experiência artística como um veículo analítico, simbólico, interventivo e poético da nossa realidade. É com base na riqueza e profundidade destes temas que foram feitas as opções artísticas e a selecção de autores e de produções a apresentar no Festival. A continuidade e o desenvolvimento do Polo de Formação FIAR, principalmente no domínio do Circo Contemporâneo e das Artes de Rua, é também um eixo determinante para os anos 2018 e 2019. De forma a garantir uma actividade consistente e sustentada, o FIAR, Centro de Artes de Rua tem vindo a estabelecer protocolos de colaboração com entidades pedagógicas nestas áreas com destaque para a parceria com o INAC, Instituto Nacional de Circo.
/
Ficha artística:
Direção Artística e de Produção: Dolores de Matos
/
Ficha técnica:
Assistente de Direcção, Coordenação técnica, Comunicação e Fotografia: Alexandre Nobre
Apoio à Direcção: João Pedro Azul
Design Comunicação: Paulo Hasse Paixão
Produção Executiva: Margarida Mata
Apoio a Produção e secretariado: Tânia Baldé
Apoio à produção: Bárbara Kersten
Apoio técnico: João Chicó (Contrapeso), João Cachulo (Contrapeso), Sandro Esperança (Contrapeso) Pedro Ribeiro e Fernando Camolas
Vídeo: Samir Noorali
Responsável do restaurante dos artistas: Lucia Rus
Voluntários: Escola Superior de Educação de Setúbal coordenação de Sandra Cordeiro
Co-organização: FIAR, Centro de Artes de Rua com Câmara Municipal de Palmela
/
Locais, datas e horários:
De 3 a 5 de agosto, entre as 17h e as 23h
Palmela
/
Informação sobre bilheteira:
Entradas para os espectáculos, acolhimento e informações, Teatro S. João, Largo de S. João. Aberto a partir das 15h
Espectáculos com limite de lugares. Contacto para reservas 96 521 47 31
Todas as idades
/
Contactos da entidade promotora
Fiar, Centro de Artes de Rua.
Rua Humberto Cardoso 12 - 1ºC, 2950-210 PALMELA
93 934 51 13
fiar.producao@gmail.com
/
Mais informações:
https://www.facebook.com/artenaviladepalmela/