A Vortice Dance Company apresenta-se pela quarta vez no Baltic Ballet Festival "From Classicals to Avan-Garde", em Riga (Letónia), onde já foi premiada com o BBF Recognizment Award. A companhia portuguesa atua a 20 de março no Riga VEF Culture Palace e a 22 de março no Preili Cultural Centre.
A escolha de Lita Beiris, diretora do festival para a 24.ª edição recaiu na criação contemporânea “Drácula”, dos coreógrafos portugueses Cláudia Martins e Rafael Carriço, que tem inspiração no romance de Bram Stoker e no filme do realizador Francis Ford Coppola. A peça surgiu de uma coprodução com o Ballet e Ópera da Macedónia e seguiu em digressão internacional por vários anos. Na estreia da Ópera na Macedónia, o Jornal The Guardian destacou um momento do espetáculo da companhia portuguesa como "uma das dez melhores fotos à volta do mundo nesse dia". Já na Roménia, o espetáculo foi apresentado na Ópera Nacional de Bucareste, no contexto do prestigiado festival de música George Enescu, onde, pela primeira vez na história do festival, um espetáculo foi transmitido em direto no Digiplex Cinema Hall, por ter esgotado a sala com semanas de antecedência. Brasil, Itália, México, Espanha, Portugal e Suíça são alguns dos países onde a peça foi apresentada.
O espetáculo aborda a temática da submissão versus dominação, de forma luxuriante, com base sonora de Philip Glass, Serghei Rachmaninoff, Wojciech Kilar e até Lou Reed.
Tal como no romance, a peça viaja no tempo, indo ao passado e vindo ao presente.
A Vortice Dance Company é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.
/
Vídeos:
www.youtube.com/watch?v=zM-DfaCcIVQ&t=18s
www.youtube.com/watch?v=3gD37CkfO9k
/
Mais informações:
https://pt-pt.facebook.com/vorticedancecompany/