A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o primeiro de dois concursos de Projetos de IC&DT, para a investigação em torno da obra de Álvaro Siza Vieira. O concurso tem como objetivo incentivar a investigação nas diversas vertentes da sua obra, da arquitetura às artes, das ciências sociais às ciências de engenharia e dos materiais. Esta iniciativa surge na sequência de protocolo celebrado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Cultura e a Fundação de Serralves.
Os temas poderão abordar: os projetos de arquitetura e a sua relação com os utilizadores dos espaços e respetivo enquadramento social; a integração e a inter-relação das obras de arquitetura com os espaços envolventes, a cidade, a paisagem e o território; a relação da arquitetura com as artes, nomeadamente o desenho, a escultura e o cinema e as artes aplicadas; a materialização da arquitetura, incluindo estruturas, tecnologias e materiais e a sua relação com o desempenho e as condições envolventes.
O concurso tem um envelope financeiro de 600 mil euros, e irá financiar projetos até 120 mil euros com a duração de 24 meses.
As candidaturas decorrem até 16 de maio.
/
Mais informações:
www.fct.pt
/
Fotografia:
"Neighbourhood - Where Alvaro meets Aldo"
Representação Oficial Portuguesa na 15.ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia (2016)
© Nicolò Galeazzi