Esta formação visa dotar os participantes de ferramentas básicas para a criação musical, desde a produção e gravação à fase de mistura. A plataforma usada é o Ableton Live mas os conhecimentos aplicam-se a qualquer outra DAW. Divide-se em 11 módulos, com aulas teóricas e práticas (consultar programa em anexo), e tutorias individuais em que se trabalha sobre as criações individuais de cada aluna(o). As aulas terão periodicidade semanal e duração de uma hora. As tutorias individuais serão quinzenais e terão a duração de meia hora para cada participante.
/
Ficha artística:
Formador: Chullage
/
Locais, datas:
O curso acontece na plataforma Zoom.
Para mais informações envie email para hangarcia.production@gmail.com ou registre-se no site: https://hangar.com.pt/online/
/
Programa Público
> 1 a 7 Junho | Semana 1
Abordagens à produção musical
a. A musica no nosso contexto
b. Elementos da musica
c. Terminologia musical
DAW’s – Digital Audio Workstations
a. DAW’s– Computadores, interfaces Áudio/MIDI, Microfones, Cabos, Controladores, Escutas
b. Ableton - configurações
c. Ableton I/O e vista geral
d. Session View/Arrangment View
> 8 a 14 Junho| Semana 2
Áudio no Ableto
a. Audio Clips
b. Looping
c. Pitch Shift
d. Time-Stretch
e. Warping
> 15 a 21 Junho| Semana 3
MIDI e Controladores a. O que é o MIDI;
b. MIDI clips
c. Virtual instruments
d. External Instruments
e. Mapeamento MIDI
> 22 a 28 Junho| Semana 4
DRUMS
a. Grid e Subdivisao
b. Beat; Ritmo e Groove
c. Programação de beats. Patterns básicos de alguns géneros: Hip Hop, Dance Hall, House, Techo, Bass, RnB; Kizomba; Dubstep, Trap, Drum and Bass
> 29 Junho a 5 Julho| Semana 5
Instrumentos, Melodia e Harmonia
a. Melodias
b. Baixo
c. Harmonia
d. Layering e textura
> 6 a 12 Julho| Semana 6
Sampling
a. Sampling e Samplers;
b. Phrase sampling;
c. One-shot sampling;
d. Simpler e sampler
> 13 a 19 Julho| Semana 7
Síntese
a. Tipos de síntese
b. Arquitetura dos sintetizadores
c. Osciladores e tipos de ondas
d. Filtros
e. Modulação
> 20 a 26 Julho| Semana 8
Efeitos Áudio
a. Inserts vs Envios;
b. Equalização;
c. Processamento dinâmico;
d. Efeitos baseados em fase: Delay, Reverb, Chorus, Flangers e phasers.
e. Saturação e distorção e exciters
f. Outros efeitos
> 27 Julho a 2 Agosto| Semana 9
Arranjo e Automação
a. Estrutura.
b. Automação de clips e automação da sessão
> 27 Julho a 2 Agosto| Semana 10
Desconstrução de um beat
> 3 a 9 Agosto| Semana 11
Trabalho Prático Final - criação dum tema
a. Balanço
b. Panning
c. Equing
d. Compressão
e. Stereo Filed
f. Efeitos
> 10 a 17 Agosto| Semana 12
Mistura
a. Balanço
b. Panning
c. Equing
d. Compressão
e. Stereo Filed
f. Efeitos
/
Informações e requisitos para inscrição:
Data de início: 1 de Junho | 12h
Processo de seleção: Cumprir os requisitos e seleção realizada com base na carta de interesse
Participantes: 10-15
Requisitos:
- Dos países africanos ou da diáspora africana;
- Idade mínima de 18 anos;
- Interesse em música, arte, audiovisual e cultura em geral;
- Estar disponível para participar do workshop durante o período em que ele ocorrer;
- Computador;
- Ableton Live Suite - O Ableton estendeu o período de experiência para 3 meses. Se não for possível usar o Ableton na versão gratuíta, pode usar outro software em que se sinta confortável apesar do curso ser dado em Ableton Live;
- Headphones or colunas;
- Controlador/keyboard MIDI (se possível);
- Áudio interface (se possível).
Documentação Necessária em Português
-CV atualizado, com telefone e email;
-Carta de interesse;
-Link para o canal do YouTube ou para a SoundCloud (se possível).
Informação e Registo:
hangarcia.production@gmail.com
/
Contactos da entidade promotora:
Hangar – Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro 12 (Graça)
geral@hangar.com.pt
https://hangar.com.pt/online