Estão abertas até 25 de novembro as inscrições para o workshop "Vai lá ver se eu estou online", com Igor Gandra, a decorrer (online) nos dias 26, 27 e 28 de novembro, das 18h00 às 20h00, dedicado ao tema "O teatro de objetos na sua relação com o dispositivo ecrã-câmara".
Organizada pelo FIMP'20 - Festival Internacional de Marionetas do Porto, esta ação de formação destina-se a atores, marionetistas, performers e artistas visuais. A lotação máxima é de 15 participantes e a inscrição é obrigatória. Os interessados deverão enviar nota biográfica e breve carta de motivação para fim@fimp.pt. O workshop é gratuito.
VAI LÁ VER SE EU ESTOU ONLINE
(por Igor Gandra, diretor artístico do FIMP)
A manipulação de objetos enquanto linguagem performativa contém em si, de acordo com vários artistas e teóricos, uma proximidade com o universo do cinema, particularmente com alguns aspetos estruturais da linguagem cinematográfica. Efeitos de escala, escolha de um enquadramento, lógicas de sequenciação de eventos e de construção narrativa que se inspiram na montagem cinematográfica estão frequentemente presentes nos espetáculos e performances com objetos.
Animados pelo contexto atual em que o convívio com câmaras e ecrãs está cada vez mais naturalizado, ou se preferirmos, internalizado, iremos explorar algumas possibilidades que se abrem quando redescobrimos os objetos do quotidiano e inventamos novas relações. O que fazer perante uma câmara que é simultaneamente um espelho?
Em traços muito gerais, o atelier será organizado da seguinte forma:
> introdução ao universo dos objetos no teatro e na performance;
> desenvolvimento de tarefas criativas com objetos a partir do dispositivo da vídeo-conferência;
> criação de sequências curtas.
_
Formador: Igor Gandra
Produção: Festival Internacional de Marionetas do Porto
_
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/16
MAIS INFORMAÇÕES
O FIMP'20 - Festival Internacional de Marionetas do Porto é apoiado pela DGARTES.
Data de publicação: 19-11-2020